CFMV realiza primeiras visitas para validar processo de Acreditação dos Cursos de Medicina Veterinária

A Comissão Nacional de Educação em Medicina Veterinária do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CNEMV/CFMV) deu início à fase experimental do Projeto de Acreditação dos cursos de Medicina Veterinária. As visitas aconteceram entre os dias 13 e 23 de fevereiro no Centro Universitário Octávio Bastos (Unifeob), em São João da Boa Vista (SP), no Centro Universitário de Maringá, no Paraná, e na Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Botucatu (SP).

O objetivo da primeira etapa do projeto foi testar a confiabilidade do instrumento e da metodologia da Acreditação em instituições de ensino superior com diferentes características.

“A aplicação do instrumento a partir da obtenção de informações e evidências segundo a metodologia definida pela CNEMV/CFMV foi exitosa”, destacou o presidente da Comissão, Antônio Felipe Wouk.

Segundo Wouk, o processo revelou a capacidade de discriminar e avaliar as diferentes características de um curso de Medicina Veterinária rumo à qualidade total.

“O momento é ímpar para o ensino da Medicina Veterinária brasileira. A validação do instrumento de acreditação irá permitir a implantação efetiva do projeto, induzir a melhoria do ensino e mostrar para a sociedade os cursos que efetivamente sobressaem em padrões de qualidade na formação do Médico Veterinário”, ressaltaram os integrantes da Comissão.

Sobre a Acreditação

A CNEMV/CFMV discutirá o resultado conjunto das visitas “piloto” para estabelecer o processo de Acreditação definitivo, que será divulgado à comunidade acadêmica no próximo Seminário Nacional de Educação da Medicina Veterinária, previsto para junho.

A Acreditação dos Cursos de Medicina Veterinária representa o reconhecimento formal da competência de programas de ensino em Medicina Veterinária de uma determinada instituição em desenvolver as tarefas de educação, treinamento e avaliação dos estudantes, segundo requisitos de excelência pré-estabelecidos. O processo será de caráter voluntário e não substitui o reconhecimento já realizado pelo Ministério da Educação (MEC).

“Esta nova fase representa a implantação de uma política de acreditação de cursos que sabem o valor de seu corpo docente, programa pedagógico, equipamentos e ferramentas a serem utilizadas na formação profissional”, afirma o presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária, Benedito Fortes de Arruda

Os critérios a serem empregados pelo CFMV são específicos para a avaliação de cursos de Medicina Veterinária e possuem consenso mundial, como da Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) e de outros órgãos acreditadores norteamericanos e europeus.

Fonte: Portal do CFMV.

Relacionadas

Primeira_reuniao_Plenaria_nova_gestao_CRMV-SP_CFMV_15.05 (1)_ed
Cerimonia_posse_oficial_14.08 (25)_ed
09.05.2024_FEBRE_OROPOUCHE_Adobe_Stock_MATÉRIA
12.08.2024_FeiraPetVet_Freepik

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40