Brasil se espelha fora para mudança na inspeção veterinária nacional

Ministério admite que crise gerada por investigação acelerou o processo de modernizar práticas de controle

Passados cinco meses do turbilhão gerado pela ‘’Operação Carne Fraca”, em que a Polícia Federal trouxe a público a suspeita de irregularidades na fiscalização de frigoríficos no Brasil, o Governo Federal ainda busca recuperar a confiança do mercado externo quanto a esse setor. Com 600 plantas de empresas do ramo sob um verdadeiro pente-fino, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento garante que o país está modernizando a inspeção veterinária e da indústria da carne, e usa como referência o que se pratica nos Estados Unidos e Europa, dois dos mercados mais exigentes do mundo.

O secretário de Defesa Agropecuária do ministério, Luis Rangel, também fala em controle mais rigoroso, em todo os país depois da crise com a repercussão das investigações conduzidas pela Polícia Federal. A ideia é ter uma autoridade maior sobre o manejo, o abate e a qualidade da carne exportada, bem como o produto injetado no mercado brasileiro.

Até o final de 2017, o secretário revela que estarão em vigor procedimentos híbridos e mais sofisticados, que devem representar esse salto de inspeção para novas missões estrangeiras ou conferência por roadshow.

Dentre os modelos que o Mapa se espelha, o norte-americano é focado na análise de riscos. Já o padrão europeu estipula tradicionalmente um reposicionamento do quadro que trata de inspeção e a inclusão de figuras complementares, como agentes oficiais.

Fonte: Capital News

Relacionadas

Mulher em uma mesa redonda, fazendo anotações em um notebook.
jovens mulheres de jaleco branco máscara trabalhando em um laboratório.
mulher jovem de cabelo preto chanel, uusando blusa branca e calça jeans azul, segura alça da mochila e livro com a outra mão, enquanto sorri para foto.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Na imagem aparece a mão de uma pessoa segurando um celular com a tela do aplicativo da cédula digital de identidade profissional. Há ainda os dizeres: Fazer o seu recadastramento é fácil, prático e seguro. O fundo da imagem é todo verde escuro.

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40