Caros colegas, feliz Dia do Médico-Veterinário!

Hoje, mais uma vez celebramos a nossa profissão. E este ano, é com muito orgulho que realizaremos em comemoração ao nosso dia, a 1ª Semana do Médico-veterinário, nas cinco cidades com maior número de profissionais no Estado: São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Campinas, Santos e São Paulo.

Será uma grande oportunidade de atualização profissional em temas relacionados à gestão e a saúde pública, com destaques para zoonoses como a leishmaniose e a esporotricose. Abordaremos também a importante inserção do médico-veterinário nos Núcleos de Apoio a Saúde da Família, equipes de saúde municipais multidisciplinares.

No ano em que se realizam as primeiras conferências municipais, regionais e estaduais de Vigilância em Saúde, com o objetivo de definir as diretrizes do programa nacional, consideramos importante a mobilização de nós, profissionais médicos-veterinários, no sentido de reafirmarmos nosso papel como agentes de saúde pública.

Afinal, 70% das doenças humanas emergentes e reemergentes são de origem animal e podem ser prevenidas e combatidas por meio da atuação integrada entre a Medicina Veterinária e outras profissões da área da saúde. É, por isso, que trabalhamos na campanha deste ano o conceito “Para o médico-veterinário saúde é uma só”, mostrando a união indissociável entre a saúde animal, ambiental e humana.

Além do consumo de produtos de origem animal, o vínculo entre tutores e pets cresce a cada dia, ampliando as possibilidades de transmissão de zoonoses. Cresce ainda o número de doenças cuja proliferação se dá por problemas ambientais e animais sinantrópicos, que podem ser diagnosticados por nós, médicos-veterinários, verdadeiros agentes de saúde pública. Em breve, colocaremos a disposição dos profissionais o material da campanha, assim como já fizemos em outras oportunidades.

E para completar nossa homenagem, este ano, mais uma vez, premiaremos os profissionais indicados como destaques nas áreas de Clínica Veterinária, Empreendedorismo, Cirurgia e Anestesiologia, e Saúde Pública Veterinária. E, com grande honra, também reconheceremos, em uma homenagem póstuma, o relevante trabalho desenvolvido pela médica-veterinária Maria de Lourdes Reichmann em prol da Medicina Veterinária e da Saúde Pública.

Mais uma vez, deixo meus votos de parabéns a todos os colegas médicos-veterinários pelo nosso dia!

Dr. Mário Eduardo Pulga, presidente do CRMV-SP.

Relacionadas

09.05.2024_FEBRE_OROPOUCHE_Adobe_Stock_MATÉRIA
12.08.2024_FeiraPetVet_Freepik
09.08.2024_Justiça reafirma necessidade de registro e RT em uma das maiores empresas produtoras de colágeno bovino no mundo_Freepik
CNP PUBLICIDADE

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40