Decisão foi tomada após exames comprovarem morte de macaco bugio no parque por febre amarela. Moradores da região deverão ser vacinados
As secretarias da Saúde e do Meio Ambiente anunciaram nesta sexta-feira (20) que o parque Horto Florestal, na Zona Norte da capital paulista, ficará fechado a partir deste sábado (20) para uma ação de prevenção contra a febre amarela, segundo informou o SP2. O governo do estado também vai interditar as entradas para o público do Parque da Cantareira, que fica ao lado.
A decisão de fechar os parques foi tomada após exames comprovaram a morte de um macaco bugio por febre amarela silvestre no Horto. O Horto Florestal fica em área urbana,tem quase 200 hectares, sendo 20% deles abertos ao público há mais de trinta anos.O parque tem uma grande extensão de Mata Atlântica, com muitos animais nativos.
Três mil pessoas que moram na região serão vacinadas preventivamente. A ação será feita pelo governo estadual e prefeitura da capital. Os agentes sanitários vão fazer uma varredura no parque para coletar amostras de mosquitos, que são os transmissores da doença.
A vacinação terá início neste sábado das 9h às 17h em um posto volante que funcionará na associação do bairro, localizada na rua Tomé Afonso de Moura, 345. A região também terá outros dois pontos para imunização neste sábado: na UBS/AMA Jardim Peri e UBS Horto Florestal.
A partir de segunda-feira (23) serão acrescentados outros dois locais de vacinação contra a febre amarela na zona Norte: Vila Dionísia e Mariquinha Sciascia.
Fonte: Portal G1