Médico-veterinário recebe Prêmio MCTIC de Métodos Alternativos à Experimentação Animal

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) anunciou este mês (10/11) os vencedores da primeira edição do Prêmio MCTIC de Métodos Alternativos à Experimentação Animal. Ao todo, foram 83 trabalhos submetidos à comissão julgadora, dos quais 78 foram pré-selecionados. Desses, 50 disputaram na categoria Produção Acadêmica, e 28 em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação. Nessa última, o médico veterinário Silvio Henrique de Freitas, professor da Universidade de Cuiabá (Unic) e Universidade de São Paulo (USP), ficou em 2º lugar.

O prêmio tem como objetivo revelar talentos e impulsionar a pesquisa científica, o desenvolvimento tecnológico e a inovação na área de métodos alternativo à experimentação animal, sempre observando o Princípio dos 3Rs (redução, refinamento e substituição, na sigla em inglês).

Silvio Freitas apresentou o SITECA, um procedimento criado para substituir a vivissecção (ato de dissecar um animal vivo com o propósito de realizar estudos de natureza anatomo-fisiológica) e utilizado como instrumento no processo de ensino-aprendizado na disciplina de Técnica Cirúrgica Veterinária. O método alternativo é feito de couro sintético ecológico, espuma, silicone e outros materiais, e simula a parede abdominal de um animal. A distribuição e fixação dos órgãos seguem os padrões da anatomia topográfica.

A ideia foi pensada como alternativa para o treinamento dos futuros cirurgiões veterinários. “Este concurso do MCTIC é muito difícil. É muito gratificante ver o meu trabalho ser reconhecido nacionalmente”, diz Freitas.

O SITECA encontra-se na forma de protótipo, já foi patenteado e aguarda o interesse das empresas para produção em larga escala.

A Comissão de avaliação do Prêmio MCTIC levou em conta critérios técnicos e de originalidade dos trabalhos, além de verificar se as propostas estavam alinhadas ao princípio dos 3Rs. A cerimônia de premiação está marcada para o dia 29 de novembro, com a presença do ministro Gilberto Kassab.

Texto: Assessoria de Comunicação do CFMV/Por Flávia Lôbo.

Relacionadas

Mulher em uma mesa redonda, fazendo anotações em um notebook.
jovens mulheres de jaleco branco máscara trabalhando em um laboratório.
mulher jovem de cabelo preto chanel, uusando blusa branca e calça jeans azul, segura alça da mochila e livro com a outra mão, enquanto sorri para foto.
imagem de rebanho bovino com vaca branca e preta à frente.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Na imagem aparece a mão de uma pessoa segurando um celular com a tela do aplicativo da cédula digital de identidade profissional. Há ainda os dizeres: Fazer o seu recadastramento é fácil, prático e seguro. O fundo da imagem é todo verde escuro.

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40