CRMV-SP lança Manual de Proteção Profissional do Médico-Veterinário

Documento visa tirar dúvidas e dar suporte para evitar processos éticos e jurídicos
Texto e foto: Comunicação CRMV-SP

O médico-veterinário é fundamental não apenas para a saúde animal, mas também para a saúde pública e o bem-estar das famílias. Com os pets cada vez mais integrados ao cotidiano dos lares brasileiros, muitas vezes ocupando o lugar de verdadeiros membros da família, a profissão ganhou novas responsabilidades. Hoje, além de zelar pela saúde física dos animais, o médico-veterinário precisa lidar com expectativas emocionais cada vez mais complexas.

Esse cenário traz um desafio adicional: conciliar a alta demanda por resultados imediatos com a, ainda, baixa adesão à Medicina Veterinária preventiva no Brasil. Na prática, muitos profissionais só são procurados em situações críticas, o que aumenta o risco de conflitos éticos e jurídicos, sobretudo quando os responsáveis pelos animais desconhecem protocolos de atendimento ou não compreendem as limitações técnicas de cada caso.

Atento a essa realidade, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) lança o Manual de Proteção Profissional do Médico-Veterinário. “É muito raro algum colega não conhecer alguém que já tenha sido processado ou respondido a uma ação judicial em decorrência de sua atuação profissional”, afirma Tália Missen Tremori, presidente da Comissão Técnica de Medicina Veterinária Legal do Regional, que participou da elaboração da publicação.

O manual tem como objetivo servir de guia para que os profissionais aprimorem a comunicação e evitem situações desgastantes que possam resultar em processos éticos ou jurídicos. Por isso, o Manual de Proteção Profissional do Médico-Veterinário reúne orientações sobre legislações específicas, comunicação interpessoal e outros temas relevantes para a prática da profissão.

Orientação

A publicação integra os esforços do CRMV-SP para oferecer suporte aos médicos-veterinários e reduzir o número de processos éticos que poderiam ser evitados com simples esclarecimentos durante o atendimento.

“Este é um material pensado para ser simples, didático e prático. A ideia é que o profissional tenha em mãos um guia de fácil consulta, capaz de orientá-lo em diferentes situações da rotina, contribuindo não apenas para a qualidade do atendimento, mas também para o seu próprio bem-estar, ao saber como agir diante de cenários mais ou menos complexos”, explica Tália Missen Tremori.

Tranquilidade na rotina

A presidente do CRMV-SP, Daniela Pontes Chiebao, destaca os cuidados que devem ser redobrados, sobretudo na área clínica, a mais suscetível a processos, e convida a categoria a conhecer a publicação. “É fundamental que o médico-veterinário explique ao responsável a importância de cada procedimento realizado no animal, os riscos envolvidos, as consequências de não realizar exames laboratoriais e, principalmente, que mantenha um prontuário detalhado, registrando todas as orientações prestadas. O manual aborda justamente esses pontos”, ressalta.

Relacionadas

imagem de um homem negro, segurando um gato branco.
imagem de pessoas posadas durante a premiação
imagem de seis pessoas posadas para foto, no evento Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde na Perspectiva da Uma Só Saúde
Imagem de frangos em gaiolas, prontas para serem abatidos.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40

DPO do CRMV-SP: Zanandrea Freitas – zanandrea.dpo@crmvsp.gov.br