Aplicativo traz informações sobre raiva em pets e humanos

“Raiva Mata” foi criado pelos médicos-veterinários José Rafael Modolo e Selene Daniela Babboni
Texto: Comunicação CRMV-SP / Foto: Divulgação

Os médicos-veterinários José Rafael Modolo e Selene Daniela Babboni, professores na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Estadual Paulista (FMVZ-Unesp), lançaram recentemente o aplicativo “Raiva Mata”, disponível gratuitamente para os sistemas operacionais Android e iOS.

De utilização rápida, didática e de fácil entendimento, o app traz informações clínicas e epidemiológicas precisas e direcionadas sobre a raiva de cães, gatos e humanos para procedimentos e condutas contra a raiva nesses animais e nas pessoas com pós-exposição ao vírus rábico.

“Na vigilância da raiva, os dados epidemiológicos são essenciais tanto para os profissionais de saúde, a fim de que seja tomada a decisão de profilaxia de pós-exposição em tempo oportuno, quanto para os médicos-veterinários, que devem adotar medidas de bloqueio de foco e controle animal”, explica Modolo, professor e ex-conselheiro do CRMV-SP.

Apesar de a doença estar controlada no Brasil, a raiva ainda é uma preocupação mundial. “Ela é fatal em quase 100% das vítimas e apresenta consideráveis gastos aos órgãos públicos nos tratamentos pós-exposição ao vírus”, conta.

O cão ainda é o principal transmissor desta zoonose no mundo. Entretanto, de acordo com a Coordenadoria de Planejamento de Saúde, no estado de São Paulo, o último caso de raiva relacionado a cães aconteceu em 1998 e, desde então, todos os registros em humanos no Estado estão relacionados à transmissão por morcegos.

“O sucesso no programa de controle da vacina durante anos, o tratamento de focos e a educação em saúde, fez com que os registros de casos diminuíssem. Contudo, os animais podem ser expostos à variante do vírus transmitida por morcegos. Por isso, é fundamental que eles sejam imunizados anualmente”, orienta Silvio Arruda Vasconcellos, representante do CRMV-SP no Comitê Estadual de Vigilância e Controle da Raiva, e secretário-geral da autarquia.

Campanha de vacinação suspensa

Por conta da crise sanitária provocada pela Covid-19, a Campanha de Vacinação Antirrábica foi suspensa pelo segundo ano consecutivo no estado de São Paulo. Permanecerá mantida apenas a vacinação de rotina, como as realizadas em centros de zoonoses. A determinação foi publicada no Diário Oficial do Estado, no dia 23 de junho.

Não havendo campanha de vacinação pública, a procura pela imunização nas clínicas e consultórios particulares deve aumentar. “Os médicos-veterinários devem estar preparados para o crescimento da demanda, atentando-se aos cuidados sanitárias e evitando aglomerações”, reforça Vasconcellos.   

 

Relacionadas

imagem de seis pessoas posadas para foto, no evento Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde na Perspectiva da Uma Só Saúde
Imagem de frangos em gaiolas, prontas para serem abatidos.
imagem de quatro mulheres, uma segurando um livro.
imagem de uma mulher olhando o computador

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40

DPO do CRMV-SP: Zanandrea Freitas – zanandrea.dpo@crmvsp.gov.br