Após ofícios do CRMV-SP, governo inclui serviços médico-veterinários como essenciais

Atendimento em clínicas e hospitais, comércio de produtos e inspeção de alimentos são primordiais para a população e foram garantidos em nova deliberação
Comunicação CRMV-SP

Em ofícios enviados ao governador do Estado de São Paulo, João Doria, e ao secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) enfatizou a importância de os estabelecimentos médico-veterinários serem listados como essenciais para a população no decreto que define as regras para a quarentena.

Após o pedido do Conselho, o governo, por meio do Comitê Administrativo Extraordinário Covid-19, publicou hoje deliberação com a especificação, que traz esclarecimento para as classes médica-veterinária e zootécnica.

O Regional atentou para o fato de que no Decreto Estadual n.º 64.881, publicado na segunda-feira (23/03), foi determinada a suspensão de atividades, com exceção para hospitais, clínicas e farmácias. O entendimento de que os estabelecimentos de saúde animal estavam entre estes, porém, ficou passível a interpretações diversas. Por isso, o CRMV-SP pontuou ser fundamental o esclarecimento.

Da mesma forma, o Conselho alertou para a necessidade de citar como permitido o comércio de alimentos e de produtos para animais, bem como as atividades de produção e inspeção de alimentos e de produtos médico-veterinários, fundamentais para o abastecimento da população. Todas as ponderações do CRMV-SP foram acatadas na deliberação publicada hoje no Diário Oficial Estadual.

Banho e tosa

A permissão não se aplica ao serviço de banho e tosa, uma vez que este não é considerado essencial. O CRMV-SP entende que cumpriu o seu dever junto aos médicos-veterinários, zootecnistas e à sociedade, em um momento tão delicado mundialmente como o que estamos atravessando. Agimos para a garantia da saúde animal e, consequentemente, em prol da saúde pública e da sustentabilidade alimentar da população.

Medidas preventivas

Aos profissionais que ficarão nessa linha de frente para que a população siga contanto com o essencial, o Conselho alerta para a observação de todas as medidas preventivas, no âmbito sanitário e no que diz respeito à proteção pessoal contra o Coronavírus.

A indicação majoritária é de que os contatos sociais sejam evitados. Por isso, a fim de impedir grande circulação de pessoas ou aglomerações, a orientação aos profissionais que atuam em consultórios, clínicas e hospitais médico-veterinários, conforme já pontuado pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), é de que se mantenham restritos, neste período, a atendimentos de urgência e emergência.

 

LEIA TAMBÉM

Deliberação do Comitê

Decreto Estadual

Serviço de banho e tosa está suspenso por decreto e deliberação de quarentena

Relacionadas

Na foto, um homem idoso, de cabelos brancos e curtos, que usa óculos e veste terno e gravata. Ele sorri para a foto. Este é o Dr. Francisco Cavalcanti de Almeida.
24.04.2024_post_política_de_redes_sociais_MATÉRIA
22.04.2024_post_nota_reclame_aqui_matéria_MATÉRIA

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40