Bancos de sangue veterinários lutam para manter estoques e atrair doadores

Um único pet doador pode salvar até quatro vidas, mas conscientização de tutores é decisiva
Texto: Comunicação CRMV-SP
Foto: Pixabay

O Dia Nacional do Doador de Sangue – 25 de novembro – é uma boa oportunidade de chamar atenção para a importância dos bancos de sangue veterinários que, assim como os humanos, sofrem com frequentes baixas de estoque. Por isso, a conscientização de tutores para a prática da doação é decisiva. Afinal, cada pet doador de sangue pode salvar até quatro vidas.

De acordo com o médico-veterinário Thomas Faria Marzano, presidente da Comissão Técnica de Clínicos de Pequenos Animais (CTCPA), do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), estima-se que, em São Paulo, sejam usadas cerca de 20 mil bolsas de sangue por mês nos hospitais veterinários.

“Atropelamentos, intoxicações e cirurgias de grande complexidade podem levar à necessidade de uma bolsa de sangue para salvar a vida do animal e garantir uma recuperação mais eficaz, mas enfrentamos diariamente a falta de estoque”, afirma Marzano.

A Profa. Dra. Regina Kiomi Takahira, docente do Departamento de Clínica Veterinária da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, campus de Botucatu, explica que o banco de sangue veterinário da instituição depende de doadores voluntários, cujos tutores atendem aos chamados e às campanhas de doação.

Cadastro de doadores

Tanto os bancos de sangue universitários quanto os particulares recebem o cadastro de doadores. Os hospitais públicos costumam realizar procedimentos de coleta e transfusão de sangue. “O cadastro de um pet e os procedimentos de coleta são gratuitos. Nem todo animal pode se tornar um doador e essa avaliação é feita de forma criteriosa, mas é fundamental ampliarmos a conscientização para que mais animais sejam cadastrados”, ressalta Marzano.

“Temos alguns doadores frequentes cadastrados que são acionados ou se apresentam voluntariamente. A tentativa é manter um estoque mínimo de bolsas para que sempre haja sangue prontamente disponível para situações emergenciais, mas nem sempre isso é possível e, em determinadas circunstâncias, os próprios tutores indicam ou trazem animais para doar”, afirma Regina.

Estrutura mínima

Regina ressalta que os bancos de sangue veterinários só podem existir sob a responsabilidade de um médico-veterinário qualificado para as atividades. A estrutura física mínima inclui ambiente de espera, salas de coleta, processamento e armazenamento, e deve estar dentro de instalações hospitalares ou ambulatoriais que atendam às necessidades sanitárias.

Também são necessários equipamentos como centrífuga refrigerada para bolsas de sangue, extratores de plasma, freezer e geladeira com temperatura controlada e de uso exclusivo do banco, agitador de bolsas de plaquetas, materiais de coleta descartáveis, entre outros. O local deve ter condições de executar ou encaminhar exames laboratoriais para atestar o estado de saúde do doador.

Requisitos e exames

Para ser doador, o pet deve ter entre um e oito anos de idade, temperamento dócil, estar vacinado, vermifugado, não estar gestante ou no cio e não ter recebido transfusão prévia. Cães devem pesar, no mínimo, 25 quilos, e gatos, quatro. O intervalo recomendado entre as doações é de três meses. “Para ambas as espécies devem ser realizados exames laboratoriais como hemograma, perfil bioquímico renal e hepático e exames sorológicos ou de biologia molecular (PCR) para hemoparasitoses”, afirma Regina.

Como o risco de incompatibilidade ou reação do receptor existe, especialmente em gatos, o ideal é que sejam realizados testes de tipagem sanguínea e compatibilidade cruzada, exceto em casos de extrema urgência. Segundo Regina, os felinos apresentam anticorpos contra os tipos sanguíneos aos quais não pertencem e um pequeno volume de sangue pode causar até o óbito do receptor. No caso dos cães, o risco de reações transfusionais é menor.

Levar um cão ou gato para doar sangue também possibilita que o seu estado de saúde seja monitorado de forma mais constante

(Regina Kiomi Takahira)

Ter um pet doador também é garantia de um olhar cuidadoso e aproximado da saúde do seu animal

(Thomas Marzano)

Exames para avaliar a saúde do pet doador

No caso dos cães:

1- Leishmaniose

2- Dirofilariose (infecção parasitária)

3- Ehrlichia (infecção bacteriana)

4- Doença de Lyme (transmitida por carrapatos)

5- Brucelose (também conhecida como Febre de Malta ou Febre de Gibraltar, transmitida por bactérias)

 

No caso dos gatos:

1- Sorologia para FIV (imunodeficiência viral felina)

2- Sorologia para FELV (Leucemia viral felina)

3- PCR Micoplasmose (doença que pode levar a anemia intensa)

Relacionadas

01.04.2024_CANAL_Whatsapp_post_1__MATÉRIA
Nota de pesar - João Henrique Bispo de Oliveira
Presidente do CRMV-SP está em um pulpito discursando. Ele é um homem de meia idade, de pele e cabelos claros, veste terno e gravata e usa óculos. Está em frente a um painel do evento
23.02.2024_Arte_para_divulgacao_do_calendario_de_palestras_orientativas_fevereiro_TWITTER

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40