Brumadinho: 128 animais permanecem na fazenda onde funciona o hospital de campanha

No local são realizados acolhimento e procedimentos médico-veterinários
Texto: Comunicação CRMV-SP (com informações do CRMV-MG)
Foto: Vinicius Mendonça / Ibama (via Fotos Públicas)

A equipe da Brigada Animal, coordenada pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Minas Gerais (CRMV-MG), continua atuando nos trabalhos de resgate e de tratamento dos animais que foram atingidos pelo rompimento da barragem de Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG).

Segundo o boletim divulgado, dia 06/02, 128 animais estão na fazenda viabilizada pela mineradora Vale, onde são realizados acolhimento e procedimentos médico-veterinários. O número é menor que o divulgado no dia 05/02 (145), pois alguns animais foram devolvidos para seus tutores e também houve encaminhamento de silvestres para soltura.

De acordo com a Brigada Animal, mais de 350 animais já foram assistidos pela equipe em Brumadinho, número que inclui animais resgatados e devolvidos a seus tutores, animais acolhidos na fazenda onde funciona o hospital de campanha e, também, aos que receberam atendimentos nas propriedades.

Confira os dados atualizados:

Aves domésticas: quatro patos; três galos e dez galinhas, sendo que um galo e um pato foram encaminhados para Zoovet e os demais estão em bom estado de saúde. Somam-se 17 aves domésticas assistidas, das quais 15 estão na fazenda.

Pássaros: sete Canarinhos; cinco Trinca-ferro; um Azulão; um Tico-tico e um filhote não identificado, sendo que um foi a óbito em 5/2 e os demais estão em bom estado de saúde. Somam-se 14 pássaros assistidos e abrigados na fazenda.

Répteis: um Cágado e uma serpente, que foram avaliados e encaminhados para soltura, em bom estado de saúde.

Mamíferos: um Ouriço, que foi encaminhado para soltura.

Equinos: 13 cavalos/éguas, sendo que um animal está com ferida na pata e outro com um problema ocular, ambos em tratamento, sem gravidade.

Bovinos: 40 vacas/bois, sendo que um bezerro ainda está desidratado e apático. Um vaca que estava debilitada apresenta melhora e se alimenta normalmente. Outra vaca com o membro posterior lesionado foi encaminhada para a UFMG. Somam-se 40 bovinos assistidos, dos quais 39 estão na Fazenda.

Felinos: sete gatos adultos; três gatos filhotes, sendo que uma gata está prenhe e outra chegou em trabalho de parto com suspeita dos filhotes estarem mortos. Ambas foram encaminhadas para a MedVet. Dois foram a óbito, um em 2/2 e outro assim que deu entrada na Fazenda, em 5/2. Somam-se 10 gatos assistidos, dos quais oito estão na fazenda.

Caninos: 65 cães, sendo um está sob cuidados intensivos e dois para tratamento na Clínica Santo Agostinho; 11 em tratamentos diversos na MedVet; e sete em tratamentos diversos na Clínica Gutierrez. Dentre os cães, nasceram nove filhotes no dia 02/02, sendo que um foi a óbito em 04/02. Dos total de 65 cães assistidos, 29 estão na fazenda.

Nota de pesar - João Henrique Bispo de Oliveira
Cão da raça Golden Retriever está deitado e com olhar triste
Nota de pesar: Prof. Dr. Raul José Silva Girio
A imagem mostra um martelo da Justiça em destaque e ao fundo livros abertos