No início de junho, o Parque Ecológico Isidoro Bordon de Nova Odessa, na Região Metropolitana de Campinas (SP), ganhou um novo integrante. Quatro filhotes de lobo-guará (Chrysocyon brachyurus), espécie ameaçada de extinção, nasceram no Zoológico Municipal, mas apenas um sobreviveu e foi “adotado” por uma cadela vira-lata da Associação Amigos dos Animais de Nova Odessa (AAANO).
O filhote foi retirado do recinto, pois corria o risco de ser comido pela própria mãe. De acordo com a bióloga do zoológico, Daniela Favaro, há três anos consecutivos, ocorre cria deste casal de lobos, porém por estresse e, consequentemente, proteção à ninhada, a mãe acaba comendo os filhotes. “Esta atitude é considerada normal nesta espécie mantida em cativeiro”.
A médica veterinária, Dra. Paula Faciulli, explica que a reprodução em cativeiro é um processo que requer muito cuidado e, por isso, para garantir que o filhote possa ter melhores condições de sobreviver, foi retirado da mãe e é alimentado a cada duas horas pelos técnicos do zoológico.
A equipe do zoo conseguiu, com a ajuda da Associação Amigos dos Animais de Nova Odessa, uma cadela para se tornar a mãe “adotiva” do filhote e amamentá-lo nos primeiros dias de vida. “O leite da mãe sempre é o melhor para o filhote em qualquer espécie. Além de proteger de doenças, evita infecções e alergias. Como complemento da alimentação, os técnicos do zoológico intercalam as mamadas com um leite artificial específico”, frisou Paula.
O nascimento do filhote de lobo-guará soma aos outros animais que recentemente nasceram no zoo, neste ano: um filhote de tamanduá, espécie também ameaçada de extinção, e dois de veado catingueiro.
“Este é o real papel de um zoológico, que não deve apenas expor os animais como numa vitrine, mas sim trabalhar para a conservação de todos animais do plantel e, principalmente, oferecer condições para a reprodução de espécies ameaçadas de extinção. O filhote ainda não está exposto para visitação, pois está em um período vulnerável e corre riscos”, explicou Daniela.
Zoo de Nova Odessa – As visitas ao zoológico podem ser feitas de terça a domingo, das 7h às 17h, pela entrada principal, que fica na Rua João Bolzan, 475, no Núcleo Habitacional Mathilde Berzin, com fácil acesso pela Avenida Ampelio Gazzetta.
Fonte:M Notícia Animal