China libera exportação de frango de mais cinco empresas brasileiras

A AQSIQ, órgão de defesa agropecuária do governo da China, publicou oficialmente a autorização de mais cinco unidades brasileiras para exportações de carne de frango àquele mercado. A informação é da União Brasileira de Avicultura (Ubabef). Segundo a entidade, em nota, foram habilitadas duas unidades da BRF (de Videira/SC e de Forquilhinha/SC), duas da JBS (de Amparo/SP e de Seara/SC) e uma da Frango Bello (Itaquiraí/MS). Elas se juntam as 24 unidades já autorizadas para exportações ao mercado chinês.

“Foi um intenso trabalho da Ubabef e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e do Ministério Desenvolvimento, Indústrias e Comércio (MDIC), já que todos os parâmetros técnicos já haviam sido atendidos. É uma conquista fundamental para o nosso setor, mostrando a alta capacidade competitiva brasileira, plenamente apta a atender às demandas do mercado internacional de carne de frango”, afirmou o presidente executivo da Ubabef, Francisco Turra, ressaltando que essas novas habilitações deverão gerar impactos positivos no saldo geral das exportações deste ano.

A previsão da entidade é de crescimento de 2% a 2,5% no volume embarcado em 2014 ante 2013, mas que pode chegar a 5% caso haja a abertura de mais mercados ou o avanço em novas autorizações.

Turra afirmou, também, que as negociações com as autoridades chinesas agora seguem para a habilitação de mais plantas avícolas brasileiras. “O mercado chinês é altamente demandante de proteína animal, e nossa parceria comercial tem grande potencial para expansão. Neste sentido, estamos focados, em parceria com o governo brasileiro, para que uma nova missão da AQSIQ venha ao país em breve”, declarou.

A China é o sexto maior país importador de carne de frango brasileira. Em 2013, foi responsável por 5% de todos os embarques, totalizando 190,3 mil toneladas e US$ 440,7 milhões. Somente nos dois primeiros meses deste ano foram exportadas para lá 32,3 mil toneladas, com receita de US$ 72,5 milhões.

Fonte: Globo Rural.

Relacionadas

Evento_RevistaMV&Z (58)
Foto em preto e branco da zootecnista Mônica Junqueira. Na foto ela aparece sorrindo, veste um camisa, usa um colar com ponto de luz e cabelos louros e na altura dos ombros.
imagem de um cachorro comendo
imagem de um homem e duas mulheres posados para foto

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0011-12

DPO do CRMV-SP: Zanandrea Freitas – zanandrea.dpo@crmvsp.gov.br