Ciclo de palestras sobre zoonoses reúne profissionais da Medicina Veterinária e da Medicina

Eventos organizados pelo CRMV-SP e apoiados pelo Cremesp abordam doenças como a raiva e a febre maculosa
Texto e foto: Comunicação CRMV-SP

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), por meio de sua Comissão Técnica de Médicos-veterinários de Animais Selvagens, realizará palestras em formato digital, sobre temáticas relacionadas a zoonoses, abordadas simultaneamente por profissionais da área da saúde veterinária e humana, dentro do contexto de Saúde Única. O evento conta com o apoio do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp).

As palestras ocorrerão nos dias 21/09 e 27/10, a partir das 19h, e terão como foco discussões sobre a raiva e a febre maculosa, ambas as doenças infecciosas transmitidas entre animais e pessoas. A participação é gratuita e destinada a profissionais e estudantes da área da Saúde.

“O médico-veterinário também tem papel fundamental no controle das zoonoses e tem muito a colaborar participando de equipes multidisciplinares. Este será um importante evento que contará com a participação conjunta de profissionais da Medicina Veterinária e da Medicina, e possibilitará a difusão de conhecimento e o esclarecimento de dúvidas relacionadas à saúde pública”, diz o presidente do Regional, Odemilson Donizete Mossero.

Os eventos foram estruturados tendo como base o conceito de Saúde Única, o qual sugere a indissociabilidade da saúde humana, animal e ambiental. Esta abordagem enfatiza que a saúde pública depende de ações integradas envolvendo os três pilares e promovendo o equilíbrio entre os mesmos.

Raiva e o ciclo silvestre

A raiva é uma das doenças transmissíveis mais importantes no mundo, devido ao elevado impacto na saúde pública. Canídeos silvestres, saguis, morcegos hematófagos e não hematófagos estão entre os potenciais transmissores da doença para animais domésticos e humanos. Assim, a reintrodução da raiva no ambiente urbano a partir do ciclo silvestre é uma preocupação.

“Quando se fala em raiva, a colaboração multiprofissional é fundamental para que haja uma conduta única a ser adotada e se alcancem os objetivos esperados. Durante o evento, vamos falar sobre as mudanças no perfil epidemiológico da raiva no Brasil e a importância do ciclo silvestre”, afirma a médica-veterinária Jane Megid, docente da Universidade Estadual Paulista (Unesp-Botucatu), uma das palestrantes do ciclo.

Ao seu lado no evento estará o médico Wagner Augusto da Costa, do Instituto Pasteur, que falará sobre a população de risco e dos protocolos que devem ser adotados pré e pós-exposição à doença. “O foco será tratar de proteção por meio de vacinas e da sorologia de profissionais e também de estudantes, uma vez que a profilaxia deve ser iniciada antes da exposição a riscos”, conta.

Febre maculosa em foco

A febre maculosa é causada por uma bactéria, transmitida pela picada do carrapato. Os profissionais que atuam na área de clínica de animais selvagens estão mais suscetíveis a doença.  “O evento abordará informações específicas sobre a zoonose aos profissionais e trará um enfoque que raramente é divulgado neste formato, por isso a importância do ciclo para a saúde pública”, ressalta a médica-veterinária Fernanda Passos Nunes, membro da Comissão Técnica de Médicos-veterinários de Animais Selvagens do CRMV-SP, e palestrante do evento.

Os participantes receberão informações sobre legislação específica para manejo autorizado de capivaras em áreas endêmicas e métodos de controle da prática em campo. O médico Rodrigo Angerami, docente da Universidade de Campinas (Unicamp), compartilhará sua experiência nos atendimentos de pacientes diagnosticados com febre maculosa, tratamento precoce, métodos de diagnóstico e prevenção em humanos.

cattle-930824_1280
24_11_Deinter_7 (267)