Clínica de grandes animais é tema de ciclo de palestras em RT

Evento está com inscrições abertas e ocorrerá em 27/04, às 19h, em formato on-line
Texto: Comunicação CRMV-SP / Foto: Freepik

Na próxima quarta-feira (27/04), às 19h, os profissionais terão a oportunidade de participar de mais um ciclo de palestras promovido pela Comissão de Responsabilidade Técnica do CRMV-SP, sobre atuação na clínica de grandes animais. O evento será ministrado pelo médico-veterinário César Graner, membro da Comissão de Responsabilidade Técnica do Regional, em formato digital e gratuito, voltado a profissionais que atuam na área e graduandos em Medicina Veterinária e Zootecnia.

Dentre os temas abordados no encontro estão normativas atuais relacionadas à atividade, roteiro básico das etapas que o médico-veterinário deve cumprir para tornar sua clínica veterinária regular perante o CRMV e a outras entidades reguladoras, como Secretaria de Desenvolvimento Agrário (DAS), Prefeitura e Vigilância Sanitária.

De acordo com César Graner, a área está em plena expansão, com diversos criadores e produtores rurais investindo na saúde e qualidade de vida dos seus animais, o que aumenta a demanda das clínicas e das centrais de reprodução para realização de terapias que visam o aumento da fertilidade de animais de alto valor zootécnico.

“O médico-veterinário poderá atuar como RT em clínicas e centrais de reprodução voltadas para o atendimento de equinos, bovinos, ovinos, caprinos, suínos, e outros animais de produção, desde que tenha capacidade técnica para exercer a atividade clínica das espécies-alvo, bem como administrar corretamente todas as exigências burocráticas que o cargo exige”, explica Graner.

A presidente da Comissão de RT do CRMV-SP, Rosemary Viola Bosch, reforça a importância dos encontros. “A classe médica-veterinária deve conhecer as diversas atribuições do profissional, além de ser uma oportunidade de tirar dúvidas de como caminhar legalmente na área em que se atua ou deseja atuar”, diz.

Rotina de trabalho

César Graner enfatiza que o profissional que atua como RT em clínicas de grandes animais deve estar atento à legislação. “O médico-veterinário deve documentar todas as atividades realizadas, manter os prontuários atualizados e controlar os estoques de medicamentos. É dele também a responsabilidade de promover o adequado controle sanitário da clínica, evitando a disseminação de doenças infecto-contagiosas que possam chegar ao rebanho de origem do animal”, orienta.

Falar sobre a área de grandes animais é de vital importância, uma vez que o Brasil é um dos maiores países em produção e exportação de equinos e bovinos. “Isso reforça a importância do médico-veterinário nessa cadeia produtiva”, diz Graner.

Pessoas, entre mulheres e homens, lado a lado, posam para a foto em auditório, após evento.
CRMV-SP_Escuta_Jau (158)
Simba (1)_editado_REDUZIDO