Clínica veterinária de aves comemora avanços

Um dos grandes desafios é a conscientização do público leigo no manejo desses animais
Texto: Comunicação CRMV-SP
Foto: Pexels

A importância das aves para o equilíbrio ambiental é inegável, atuando como dispersoras de sementes, agentes polinizadores e bioindicadores de conservação, pois são sensíveis a alterações de seu habitat. Entretanto, o desmatamento e o perigo de extinção assombram várias espécies.

Por isso, o Dia das Aves é uma ótima oportunidade para mostrar o quanto a Medicina Veterinária tem contribuído para a manutenção das aves silvestres e para o bem-estar daquelas que vivem nas casas como pets.

“A atuação do médico-veterinário na clínica de aves sempre foi intensa, mas com o surgimento dos cursos de pós-graduação, como o que ministro há 13 anos, houve uma melhor capacitação e o aumento no número de profissionais que trabalham na área”, afirma a médica-veterinária Cristina Maria Pereira Fotin, integrante da Comissão Técnica de Médicos-veterinários de Animais Selvagens do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP)

Cristina destaca que, nos últimos anos, o uso de exames de imagem, como raio-X e ultrassom, por exemplo, passou a enriquecer muito a abordagem das doenças e o diagnóstico, favorecendo a escolha do tratamento mais adequado.

Maiores desafios

Um dos grandes desafios da clínica de aves, segundo Cristina é a conscientização do público leigo. Quando adota um cão ou gato, o tutor leva a um médico-veterinário, mas no caso de aves e animais silvestres isso não acontece. “A pessoa aplica seu próprio conhecimento de forma errada, tanto que mais de 90% das doenças das aves que vivem com o ser humano estão relacionadas a erros de dieta e na forma de manejo”, enfatiza.

Outro ponto é a necessidade de investimento em pesquisa sobre as inúmeras espécies de aves que habitam na natureza. “No mundo, existem mais de 10 mil espécies de aves e, no Brasil, temos cerca de 20% delas. A pesquisa de observação dos animais na natureza é mais cara, porque tem que manter o pesquisador a campo, nos locais onde esses animais se encontram.”

Problemas de saúde

São vários os problemas de saúde que acometem aves, por isso, a visita ao profissional é muito importante e a Medicina Veterinária preventiva é a melhor saída. Segundo Cristina, as orientações gerais que o tutor terá durante a consulta farão com que o animal tenha alimentação saudável e ambiente adequado e seguro.

“Em relação aos tratamentos tivemos avanços, mas precisamos de um apoio maior de laboratórios em relação à manufatura de medicamentos com dosagem específica para aves. Hoje, temos que utilizar várias medicações de outras espécies e adaptar a dose. A indústria farmacêutica pet precisa olhar com mais atenção à demanda existente”, alerta Cristina.

Zoonoses específicas

De acordo com o Instituto Pet Brasil, em 2018, a população de aves canoras e ornamentais nos domicílios brasileiros chegava próxima aos 40 milhões. Com relação às zoonoses, doenças transmitidas pelas aves ao ser humano, uma das mais conhecidas é a criptococose, um fungo transmitido pelo acúmulo de fezes.

“Há casos conhecidos da transmissão por pombos, mas qualquer aglomerado de aves, por exemplo, galinheiros com pouca higiene do solo, como varrição e remoção de fezes, são locais onde o fungo criptococcus cresce. Caso o ser humano inale, poderá desenvolver a doença”, afirma Cristina, destacando ainda doenças respiratórias transmitidas, por exemplo, pelos psitacídeos, mas que só são transmissíveis quando a ave está doente.

Dicas dos profissionais para manter a saúde e garantir o bem-estar e a longevidade de suas aves:

1- A ave deve ter acesso à luz solar direta e uma área de sombra para evitar insolação;

2- Na dieta, ofereça rações comerciais apropriadas, são mais saudáveis e balanceadas;

3- Diminua a oferta de grãos e sementes, pois são ricos em gordura e em excesso podem acarretar problemas no fígado, obesidade, tumores, alterações de pele, entre outros;

4- Caso a ave fique parte do tempo solta pela casa, deve estar sob a supervisão do tutor para evitar situações de perigo, como a ingestão de objetos, traumas, e agressões de cães e gatos;

5- As espécies que vivem em grupo na natureza devem ter sempre um companheiro em casa, para que não se sintam solitárias;

6- As aves precisam de entretenimento para se distrair, coloque galhos de árvores frutíferas, diferentes poleiros;

7- Coloque também vegetais, frutas, verduras e legumes, que além de alimento, servem como enriquecimento ambiental, pois as aves se distraem com novas experiências.

Na foto, um homem idoso, de cabelos brancos e curtos, que usa óculos e veste terno e gravata. Ele sorri para a foto. Este é o Dr. Francisco Cavalcanti de Almeida.
Um homem de terno, se apresenta em auditório para pessoas sentadas em cadeira
01.04.2024_CANAL_Whatsapp_post_1__MATÉRIA
Presidente do CRMV-SP está em um pulpito discursando. Ele é um homem de meia idade, de pele e cabelos claros, veste terno e gravata e usa óculos. Está em frente a um painel do evento