Contribuição para a alimentação humana pauta o 2º Encontro de Zootecnistas

Palestras abordarão inovações que as pesquisas da área representarão na mesa do brasileiro
Texto: Comunicação CRMV-SP
Comunicação CRMV-SP

O 2º Encontro de Zootecnistas do Estado de São Paulo, realizado pelo CRMV-SP em celebração ao Dia do Zootecnista (13/05), trará palestras sobre assuntos que envolvem diretamente a mesa das famílias brasileiras. Marcado para o dia 14/05, este ano o evento acontecerá na Faculdade de Zootecnia de Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo (FZEA-USP), em Pirassununga (SP).

Zootecnista e conselheiro do CRMV-SP, o Dr. Luiz Ayroza comenta a importância do evento ao apontar que “o profissional deve se manter atualizado com as demandas do mercado”, entre as quais está essa diversificação dos produtos de origem animal para atender a crescente demanda por alimentos da população humana global.

“A proposta do encontro é contextualizar a Zootecnia nas práticas que resultam em alimentos mais tecnológicos e contribuem para o desenvolvimento de melhores soluções para a saúde alimentar dos cidadãos”, comenta a Dra. Ana Cláudia Ambiel, zootecnista que integra a Comissão de Ensino e Pesquisa em Zootecnia do CRMV-SP.

Exemplo disso são o leite biofortificado e o A2A2. Pesquisas na área da nutrição animal têm tornado cada vez mais próxima a inserção dos chamados leites inteligentes no mercado alimentício do Brasil.

Leite inteligente

Rico em nutrientes, o leite biofortificado ajuda a repor itens em carência no organismo. A diferença para o fortificado, já comercializado, é o fato de não haver aditivos, uma vez que, com o trabalho dos zootecnistas, o animal produz o leite enriquecido. “Chegamos a resultados satisfatórios com leite rico em Vitamina E, em Selênio e também em ácidos graxos conjugados, atendendo a demandas da Medicina Humana”, afirma a palestrante Dra. Márcia Saladini Vieira Salles, zootecnista que atua com projetos de pesquisas no Instituto de Zootecnia (IZ) da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), vinculada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA).

Outro painel abordará o leite A2A2, com proteína de melhor digestão pelo corpo humano e menos irritativa ao intestino. “Esse tipo de leite já está disponível no exterior. No Brasil, trabalhamos na direção de atender as condutas sanitárias necessárias para que chegue à população”, enfatiza o Dr. Enilson Geraldo Ribeiro, zootecnista que integra a equipe de pesquisadores do IZ.

Pescado na escola

No campo do pescado, a Zootecnia promete contribuir significativamente para que o alimento faça parte do cardápio da alimentação escolar, a partir da tecnologia de processamento. Isso porque, com equipamentos desenvolvidos no Japão, é possível obter o peixe em diferentes texturas e sem a espinha.

“O produto permite maior diversidade no modo de preparo e um aproveitamento de 60%, o que é muito expressivo se comparado aos 30% obtidos na forma de filé”, argumenta a zootecnista que palestrará sobre o projeto, Thaís Moron Machado, pesquisadora do Instituto de Pesca da Apta-SAA.

Desmistificando mitos

A programação do 2º Encontro de Zootecnistas será encerrada com respostas sobre um assunto que gera muita polêmica: a de que a carne de frango contém hormônios e, por isso, seria prejudicial à saúde.

Para desmistificar essa crença popular, o Dr. José Evandro de Moraes, zootecnista pesquisador do IZ, discorrerá sobre como as aves de produção são nutridas e o que realmente faz com que elas tenham crescimento acelerado. “A resposta é a expertise da Zootecnia no campo da nutrição animal, seguindo, inclusive, diversos e rigorosos critérios para a exportação”, enfatiza Moraes.

Confira a programação:

9h30 – Palestra: Lei biofortificado: da nutrição animal à saúde humana

Palestrante: Dra. Márcia Saladini Vieira Salles (Instituto de Zootecnia / Apta-SAA)

10h30 – Palestra: A inserção do pescado na alimentação escolar

Palestrante: Zootecnista Thais Moron Machado (Instituto de Pesca / Apta-SAA)

12h – Intervalo

14h – Palestra: Leite A2A2: da produção animal à saúde humana

Palestrante: Dr. Enilson Geraldo Ribeiro (Instituto de Zootecnia / Apta-SAA)

15h – Palestra: Por que ainda existe o mito da presença de hormônios na carne do frango?

Palestrante: Dr. José Evandro de Moraes (Instituto de Zootecnia / Apta-SAA)

16h – Intervalo

16h20 – Cerimônia de entrega do 2º Prêmio Zootecnista Luiz Alberto Fries

17h20 – Encerramento

Inscreva-se: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSetGMpjQAbWCOvF52T7UM5JrNNnOjtFlkGCtBlgY6fbqAr6IA/closedform

Na foto, um homem idoso, de cabelos brancos e curtos, que usa óculos e veste terno e gravata. Ele sorri para a foto. Este é o Dr. Francisco Cavalcanti de Almeida.
24.04.2024_post_política_de_redes_sociais_MATÉRIA
22.04.2024_post_nota_reclame_aqui_matéria_MATÉRIA