O Sistema de Certificação de Cursos de Graduação em Medicina Veterinária no estado de São Paulo foi criado em 2022 com o objetivo de estabelecer critérios de qualidade para instituições de ensino superior (IES), necessários para a promoção e desenvolvimento da profissão de médico-veterinário.
Idealizado pela Comissão Técnica de Educação do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), o Sistema e o Instrumento de Avaliação proposto servem de apoio às IES, uma vez que se trata de ferramenta de gestão para que os coordenadores possam aprimorar a graduação.
Podem se inscrever os cursos de Medicina Veterinária reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) ou Conselho Estadual de Educação de São Paulo (CEE-SP) em funcionamento há, no mínimo, dez anos, no Estado.
A participação nos ciclos de avaliação é voluntária e ocorre em três níveis. Para certificação no nível “bronze”, com validade de três anos, é preciso conseguir o conceito máximo em pelo menos 70% dos indicadores do Instrumento de Avaliação e não ter conceito “1” em nenhum deles; no nível “prata”, com validade de quatro anos, é necessário obter o conceito máximo em 80% dos indicadores e não ter conceito “1” em nenhum deles; já no nível “ouro”, com validade de cinco anos, é exigido o conceito máximo em 90% dos indicadores e não possuir conceito “1” em quaisquer deles.
Os requisitos foram estabelecidos pela Resolução CRMV-SP nº 2.994/2022.

Como se inscrever
Para se candidatar, o representante legal da Instituição de Ensino Superior (IES) deve acessar formulário digital na Plataforma CRMV-SP, e preencher as informações solicitadas durante o período determinado anualmente em edital publicado no Diário Oficial da União (DOU).
Também deverá anexar documentações comprobatórias, como projeto pedagógico do curso, comprovante de reconhecimento junto ao MEC, entre outros, e assinar o termo de compromisso de participação voluntária no processo.
Durante o processo avaliativo é realizada análise documental das instituições inscritas e aquelas selecionadas por critério qualitativo recebem visitas in loco. O relatório da Comissão Técnica de Educação é submetido à Plenária para homologação final. O resultado é publicado em forma de resolução no DOU e expedido um documento de certificação do curso.
Primeiro ciclo avaliativo
O primeiro ciclo avaliativo para certificação foi lançado no dia 28 de abril de 2023, durante o II Encontro de Coordenadores de Cursos de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo, na capital paulista. O evento, voltado exclusivamente para coordenadores de cursos de IES, públicas e privadas, visa refletir sobre o ensino da Medicina Veterinária. Pelo segundo ano consecutivo, o Regional reuniu gestores educacionais a fim de promover a integração e o alinhamento de propostas pedagógicas e curriculares dos cursos, a troca de experiências, e o fortalecimento de ações conjuntas, utilizando a estrutura e o corpo técnico do Conselho para este fim.
————————————— LEIA MAIS —————————————–
Segundo ciclo avaliativo

A Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Estadual Paulista (FMVZ-Unesp), “Júlio de Mesquita Filho”, campus de Botucatu, e a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP) alcançaram conceito máximo e foram contempladas com o selo ouro, válido por cinco anos, durante o segundo ciclo avaliativo para a certificação de cursos de Medicina Veterinária.
O segundo edital de chamamento do Sistema Certificação de Cursos de Graduação em Medicina Veterinária do Estado de São Paulo foi lançado no dia 10 de janeiro de 2024. Das seis vagas ofertadas, as duas IESs foram aprovadas para visita in loco. A entrega dos certificados ocorreu no dia 16 de julho, na sede do CRMV-SP em São Paulo, para ambas as instituições agraciadas.