CRMV-SP Escuta recebe mais de 130 profissionais em Marília

Após pausa durante o período eleitoral, visitas itinerantes são retomadas com público recorde
Texto e fotos: Comunicação

Durante os dias 21 e 22/11, a cidade de Marília se tornou a sede do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-SP). Diretoria e representantes da autarquia estiveram no município que foi palco de mais uma edição do CRMV-SP Escuta, onde também cumpriram agenda com o Poder Executivo, Legislativo e Judiciário, além de visitas à reitoria da Universidade de Marília (Unimar), dois hospitais veterinários, e entrevista no programa ‘Quatro Notícias’, da TV Canal 4.

O presidente do CRMV-SP, Odemilson Donizete Mossero, destacou a alegria de toda a diretoria pela receptividade e mostrou satisfação com a qualidade, infraestrutura e tecnologia encontrada nos estabelecimentos médicos-veterinários de Marília. “Fomos muito bem acolhidos pelos colegas da cidade, da universidade e da classe política. Encontramos por aqui uma Medicina Veterinária bastante preparada e de alto nível, inclusiva e presente em todos os bairros”, disse.

Também explicou que a gestão está intensificando as ações e iniciativas que visam à integração da classe, como é a proposta do CRMV-SP Escuta. “Este projeto tem como missão ouvir as demandas dos colegas, que são diferentes em cada região do Estado de São Paulo. Ao ouvir suas necessidades e clamores, desenvolvemos estratégias que possam contribuir para melhorar o dia a dia da classe e fortalecer nossas profissões”, afirma Mossero.

A primeira edição do CRMV-SP Escuta após o intervalo do período eleitoral deixa sua marca histórica ao reunir centenas de profissionais para debater questões importantes da Medicina Veterinária e da Zootecnia. O evento contou com a presença do vice-prefeito Cícero do Ceasa, e do presidente da Câmara de Marília, Marcos Rezende, que entregou ao presidente do Regional o título de visitante ilustre.

O vice-presidente da autarquia, Fábio Manhoso, destacou a importância da descentralização do Conselho no sentido de caracterizar as regiões. “Cada cidade tem suas particularidades, em algumas predomina o agronegócio, outras as indústrias ou o setor pet. Por meio dessa aproximação é possível fazermos um diagnóstico, traçar metas e promover ações mais assertivas de acordo com a realidade de cada município”, enfatizou. 

Como morador de Marília e coordenador do curso de Medicina Veterinária da Unimar, Manhoso vê a adesão e o interesse dos médicos-veterinários em participar do encontro de forma positiva. “Fiquei feliz e emocionado em ver a casa cheia de colegas entusiasmados e colaborando na construção de uma Medicina Veterinária e Zootecnia cada vez mais forte”.

Para o secretário-geral, Fernando Gomes Buchala, os profissionais são as melhores fontes de informação e auxiliam para que a o Conselho possa trabalhar de forma a oferecer serviços cada vez melhores e atender às necessidades da classe. “Além dos esclarecimentos presenciais feitos durante o evento, também reunimos as principais dúvidas levantadas e disponibilizamos no ‘Dúvidas Frequentes’ na plataforma do CRMV-SP. Desta forma facilitamos o acesso à informação a outros profissionais”, disse.

Os encontros do CRMV Escuta são realizados periodicamente em diferentes cidades do Estado de São Paulo. Participaram desta edição os membros das Comissões de Entidades Veterinárias Regionais do Estado de São Paulo, Fiscalização, Representantes Regionais, e Políticas Públicas, além dos coordenadores Jurídico e Técnico Médico-veterinário do CRMV-SP. Também estiveram presentes associações e autoridades representativas de Marília e região.

Luta política

Durante os dois dias em que esteve em Marília, a Diretoria do CRMV-SP fez um trabalho político bastante intenso, com visitas a autoridades constituídas no Legislativo, Executivo e Judiciário, de forma a oferecer o Conselho, por meio de suas comissões técnicas, como órgão assessor nas demandas que envolvam a Medicina Veterinária e a Zootecnia.

A comitiva do Regional foi recebida no gabinete do vice-prefeito Cícero do Ceasa, e também pelo presidente da Câmara, Marcos Rezende, que ofereceram colaboração nessas demandas. “Este projeto é inovador e mostra o quanto o CRMV-SP está motivado a integrar a classe e olhar cada vez mais para os anseios dos profissionais da nossa região”, disse o vice-prefeito.

Na ocasião, visitaram o Ministério Público Estadual e conversaram com o procurador do Meio Ambiente, José Alfredo de Araújo Santana. No mesmo dia, também visitaram a reitoria da Unimar, onde foram recepcionados pela vice-reitora, Profa. Regina Losasso Serva, e pela pró-reitora, Profa. Fernanda Mesquita Serva.

Certificação de cursos

Antes de iniciar os trabalhos da 546º Sessão Plenária, o presidente Odemilson Donizete Mossero, falou com alunos da graduação de Medicina Veterinária da Unimar pela manhã. Durante o plenário, foi aprovada a criação de um sistema de certificação de cursos, com o objetivo de valorizar as instituições que buscam aprimoramento constante.  

“A ideia é construir os índices de avaliação, formatar um primeiro edital para, em seguida, lançar o primeiro ciclo para os cursos que queiram participar desse processo de certificação”, disse o presidente da Comissão de Educação do CRMV-SP, Fábio Manhoso.

A Sessão Plenária contou com a presença da pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da Unimar, profa. Fernanda Mesquita Serva, que fez o acolhimento em nome da mantenedora e do reitor Márcio Mesquita Serva a todos da diretoria e participantes. “É gratificante ver tantos profissionais formados pela Unimar atuando no CRMV-SP. O Conselho faz parte da nossa história”, disse.

Relacionadas

Card-twitter-2---Célia-SP
No auditório, participantes, mulheres e homens, lado a lado, posam para a foto ao final do evento.
A foto mostra uma mão segurando um livro. Na capa do livro está escrito Guia Prático do Associativismo: Como regularizar uma associação? Há três pessoas segurando peças de quebra-cabeça e o logotipo do CRMV-SP.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40