CRMV-SP Escuta reúne profissionais e autoridades de Araras e região

Com o objetivo de ouvir as demandas locais e estreitar laços, o evento é o primeiro de uma série que pretende levar o Conselho ao maior número de cidades paulistas
Texto e Foto: Comunicação CRMV-SP

Buscando cada vez mais a aproximação com as classes médica-veterinária e zootécnica, com a sociedade, e os gestores públicos locais, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo realizou a primeira edição do projeto CRMV-SP Escuta. O evento aconteceu no auditório da Associação Comercial e Industrial de Araras e contou com a presença de cerca de 36 profissionais e autoridades da região.

A programação começou com reunião, à tarde, entre a diretoria e os membros das comissões de Entidades Regionais do Estado de São Paulo, de Políticas Públicas, de Representantes Regionais e de Fiscalização do CRMV-SP com os representantes da Associação de Médicos-veterinários de Araras e Região (Amvar) e da Federação das Entidades Veterinárias Regionais do Estado de São Paulo (Feveresp).

A partir das 19h, o encontro foi aberto às autoridades e aos profissionais de Araras e região, e contou com a presença dos coordenadores jurídico e técnico médico-veterinário do CRMV-SP. A intenção é de que esses encontros sejam realizados periodicamente em diferentes cidades do Estado, com apresentações e debates sobre as demandas locais.

“A proposta de nossa gestão é a aproximação das classes com a sociedade e também a intensificação do trabalho com a classe política, em especial junto às bases, pois todos são atores sociais importantes. Quanto mais conseguirmos levar a informação sobre a importância de médicos-veterinários e zootecnistas para sociedade, melhor será para a saúde pública, para a saúde animal e para a proteção do meio-ambiente”, enfatizou Odemilson Donizete Mossero, presidente do CRMV-SP.

Orientação e fortalecimento

Para Valmir Basílio Nascimento, presidente da Amvar, é de extrema importância esse tipo de evento, em que o órgão regulador orienta os profissionais sobre suas atribuições, estratégias e ações em prol das classes, alinhando as questões éticas e regulamentações que são de responsabilidade dos profissionais da área.

Já o presidente da Feveresp, Marcio Mota, vê nessa aproximação uma grande sinergia para a evolução da Medicina Veterinária no estado de São Paulo. “Precisamos de entidades fortes, que sejam capazes de promover as mudanças necessárias frente à classe política e à sociedade, promovendo um novo modelo de associativismo, mais moderno, com agilidade e transparência, unindo autarquias, entidades, indústria, empresas e profissionais”, afirmou.

Interligação e envolvimento

Ouvir os anseios de determinada região, segundo Paulo Côrte Neto, médico-veterinário e representante regional do CRMV-SP em Araras (Campinas II), é uma das propostas da nova gestão, visando aproximar lideranças regionais, associações e a Feveresp. “A hora que interligamos representantes falando a mesma língua, correndo atrás dos mesmos objetivos, buscando levar essas demandas para o Conselho, a ideia é realmente trazer mudanças e uma nova era da Medicina Veterinária e da Zootecnia.”

“Queremos que o médico-veterinário e o zootecnista participem cada vez mais de tudo que abarca as profissões. Digo sempre que nossos profissionais são muito bons tecnicamente, mas precisamos também nos envolver mais no cenário político, pois é por ali que passam temas maiores que refletem de uma forma muito incisiva em nossas profissões, na saúde animal e na saúde pública”, ressaltou Mossero.

Canal aberto

João Abel Buck, presidente da Associação Brasileira dos Hospitais Veterinários (ABHV) que a relevância desse tipo de evento passa pelo intercâmbio de informações entre as associações regionais, que trazem as demandas e necessidades de suas regiões e, a partir desse movimento de individualização dos encontros, cria-se um canal direto de comunicação com o Conselho.

“As associações regionais têm a função primordial no elo entre os médicos-veterinários e o órgão que nos rege. E num universo de comunicação tão instantânea e cheia de ruídos, esse encurtamento na comunicação é fundamental para gerar confiança e melhoria da categoria”, enfatiza Buck.

Para Robson Leporo, presidente do Sindicato dos Médicos-veterinários do Estado de São Paulo (Sindimvet), é de suma importância a aproximação do Conselho com médicos-veterinários e zootecnistas de Araras e região, assim como com as entidades de representatividade regional para ouvir, entender e melhorar sempre essa interação.

24.04.2024_post_política_de_redes_sociais_MATÉRIA
22.04.2024_post_nota_reclame_aqui_matéria_MATÉRIA
Presidente do CRMV-SP, Odemilson Donizete Mossero, parabeniza a presidente eleita para a gestão 2024-2027 do Regional. Eles olham para a câmera e fazem um cumprimento de mão, sorrindo, em frente a logomarca do Conselho.
Acesse o Relatório de Gestão de 2023 do CRMV-SP.