CRMV-SP lamenta a morte do médico-veterinário Thomas Walter Wolff

Profissional foi o primeiro brasileiro a integrar o Comitê Veterinário da Federação Equestre Internacional e foi o responsável pela sanidade dos equinos durante as Olimpíadas do Brasil em 2016
Texto: Divulgação/CRMV-SP

É com profundo pesar que o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) informa o falecimento, em São Paulo, do médico-veterinário Thomas Walter Wolff, aos 71 anos, em decorrência de complicações ocorridas durante um tratamento no pulmão.

Formado pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP) em 1975 e com doutorado pela Universidade de Zurique, o profissional era especializado em equinos e um dos profissionais mais renomados da área e um dos mais respeitados cirurgiões de eqüinos do País.

Filho de alemães sobreviventes do nazismo, Wolff manifestou interesse por animais ainda criança, ajudando os pais na criação de cães da raça pastor alemão. Anos mais tarde, de 2004 a 2010, assumiu a diretoria do Departamento de Antidopagem e da Divisão de Assistência Veterinária do Jockey Clube de São Paulo durante duas gestões consecutivas, tendo sido responsável pela modernização de diversos setores.

Nos Jogos Olímpicos de 2016, realizados no Rio de Janeiro, Wolff foi o primeiro brasileiro a ter sob sua supervisão cerca de 250 dos melhores e mais premiados equinos do mundo, tendo sido convidado a integrar o Comitê Veterinário da Federação Equestre Internacional (FEI), em 2015, representando o continente americano, distinção também inédita concedida a um brasileiro.

O profissional, que atuou como diretor técnico veterinário em entidades como a Confederação Brasileira de Hipismo e a Federação Paulista de Hipismo, presidiu a Comissão Veterinária dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016.

Além da edição dos Jogos Olímpicos ocorrida no Brasil, Wolff participou, ainda, como veterinário de diversas delegações brasileiras de hipismo em competições internacionais realizadas no exterior, incluindo as Olimpíadas da Coréia (1988) e da China (2008). Em nome da Medicina Veterinária Paulista, o CRMV-SP manifesta as mais sinceras condolências aos amigos e familiares, além de gratidão pelas importantes contribuições à profissão dadas pelo médico-veterinário, em especial para a Equideocultura.

Relacionadas

Nota de pesar - João Henrique Bispo de Oliveira
Nota de pesar: Prof. Dr. Raul José Silva Girio
A imagem mostra um martelo da Justiça em destaque e ao fundo livros abertos
A Imagem mostra um homem ao lado de uma vaca leiteira, em gesto de respeito.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40