Futuro da proteína animal é tema de campanha

Iniciativa celebra o Dia do Zootecnista e visa conscientizar profissionais e sociedade sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU
Comunicação CRMV-SP

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) lança nova campanha em comemoração ao Dia do Zootecnista (13/05), com o tema “Alimentando o mundo hoje e amanhã”.

A proposta é promover e estimular debates sobre a atuação do zootecnista na busca por alternativas e recursos que possibilitem alcançar a sustentabilidade alimentar no País e em todo o mundo, um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Lançada, em setembro de 2015, durante a Cúpula de Desenvolvimento Sustentável, na Assembleia Geral da ONU, nos Estados Unidos da América (EUA), a agenda de metas é composta por 17 medidas que devem ser implementadas por todos os países do mundo até 2030, com destaque ao objetivo 2, no qual a campanha do CRMV-SP está baseada: acabar com a fome, alcançar segurança alimentar e melhoria da nutrição.

De acordo com Luiz Ayrosa, zootecnista e conselheiro do CRMV-SP, os alimentos que chegam à mesa do consumidor dependem também do trabalho de profissionais da Zootecnia. “Os zootecnistas atuam na produção animal nas áreas de melhoramento genético, manejo, nutrição, cuidados com o bem-estar animal e gestão ambiental, buscando possibilitar a sustentabilidade alimentar”, afirma Ayrosa.

Produtos mais seguros

Para alimentar uma população estimada em 9,6 bilhões até 2050, a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) prevê aumento de 70% na demanda global por produtos pecuários. Alinhado a este crescimento, observa-se um consumidor preocupado com a forma com que os animais são tratados, dando preferência a produtos que atestem qualidade de vida de bovinos, aves e suínos.

“As pessoas ficam mais satisfeitas ao verem suas demandas atendidas pela indústria de alimentos, possibilitando o consumo de produtos mais seguros”, explica o zootecnista Dr. Mateus José Rodrigues Paranhos da Costa, professor do Departamento de Zootecnia da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Universidade Estadual Paulista (Unesp/Jaboticabal).

Novo sistema de produção

Para atender às demandas do mercado, a indústria está transformando os seus sistemas de produção. Sob essa perspectiva, destaca-se o sistema cage free, que consiste na criação de galinhas em espaço aberto, fora das gaiolas. Diferente da produção convencional, em que as aves ficam presas em espaços coletivos, neste formato, as poedeiras ficam soltas nas granjas.

“O sistema permite às aves expressar comportamentos naturais e maior socialização entre indivíduos, o que preenche alguns requisitos do seu bem-estar”, afirma o zootecnista José Evandro de Moraes, pesquisador científico do Instituto de Zootecnia da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, vinculada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

Novas apostas

Os ovos orgânicos são tendência. Moraes ressalta que o sistema de produção de orgânicos segue pilares específicos, como a proibição de uso de antimicrobianos como promotores de crescimento. “O papel do zootecnista é fundamental para garantir o bem-estar animal e a produção de maior qualidade, seja por meio da formulação e controle de qualidade de dietas, seja pelo manejo ambiental, respeitando as características fisiológicas das aves”, afirma.

Ivanna Moraes de Oliveira, doutora e pesquisadora na área de Produção Animal e Qualidade de Carne, aposta no aumento do consumo de carnes commodity e no mercado gourmet. Este último especialmente devido ao trabalho do zootecnista, que “traz progressos nos sistemas de gado de corte, permitindo produção de animais mais jovens e carcaças de melhor qualidade”.

Capa_Facebook_Médica (1)
Na imagem aparece a mão de uma pessoa segurando um celular com a tela do aplicativo da cédula digital de identidade profissional. Há ainda os dizeres: Fazer o seu recadastramento é fácil, prático e seguro. O fundo da imagem é todo verde escuro.
alimentos
31.05.2022_Dia_Mundial_Do_Leite