O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) lança a edição 2024 do seu Relatório de Gestão, em conformidade com os artigos 70 e 71 da Constituição Federal e com a Instrução Normativa 84/2020 do Tribunal de Contas da União (TCU). O TCU é o órgão de controle externo da administração pública federal, responsável por fiscalizar o uso de recursos públicos e avaliar a gestão de entidades governamentais.
O Relatório Anual de Gestão é fundamental para o Tribunal de Contas exercer adequadamente suas competências no Controle Externo, como auditoria, inspeção, acompanhamento e monitoramento. De acordo com uma pesquisa de 2022, divulgada no site do TCU, o órgão avalia 556 Conselhos de Fiscalização Profissional, incluindo sistemas regionais e federais.
Desde o Relatório de Gestão de 2018, o CRMV-SP adota o formato de Relato Integrado, com base no modelo do International Integrated Reporting Council (IIRC), uma coalizão global de reguladores e profissionais contábeis. Este modelo inovador envolve a participação de todas as áreas do Conselho na elaboração do relatório, promovendo uma visão abrangente e integrada de sua gestão.
A presidente do CRMV-SP, Daniela Chiebao, destaca que a publicação do Relatório de Gestão 2024 representa mais do que uma exigência legal. “É uma oportunidade de mostrar à sociedade e às profissões a transparência e a seriedade do trabalho que vem sendo desenvolvido”, diz a médica-veterinária.
Em um momento de mudanças significativas na gestão do Conselho, com uma diretoria mais jovem e predominantemente feminina, o relatório também reflete o impacto dessa transformação. “Embora seja uma imposição constitucional, acredito que o Relatório de Gestão é crucial para mostrar à sociedade e às profissões o trabalho dos Conselhos Profissionais, promovendo a proteção da coletividade e a transparência de nossas ações”, afirma Emanoel Coelho, coordenador Financeiro do CRMV-SP.
Com a publicação no site oficial do CRMV-SP, o Conselho reforça seu compromisso com a transparência pública, evidenciando não apenas o cumprimento das obrigações legais, mas também seu compromisso com o olhar da sociedade.