CRMV-SP participa da Aquishow 2023

Palestra e mesa redonda com integrantes da Comissão de Aquicultura do Regional fazem parte da programação
Texto: Comunicação CRMV-SP
Foto mostra membros do CRMV-SP junto a autoridades durante o Aquishow

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) está participando da 12ª edição da Aquishow Brasil. O evento acontece de 23 a 25 de maio, no Centro Avançado de Pesquisa e Desenvolvimento do Pescado Continental do Instituto de Pesca, em São José do Rio Preto (SP).

O vice-presidente do CRMV-SP, Fabio Manhoso, representou a autarquia na abertura oficial do evento, junto com as demais autoridades presentes, entre as quais o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, o secretário de Agricultura e Abastecimento do estado de São Paulo, Antonio Julio Junqueira Queiroz, o prefeito de São José do Rio Preto, Edinho Araújo, e a presidente executiva da Associação de Piscicultores em Águas Paulistas e da União (PeixeSP), Marilsa Fernandes.

Estão presentes, ainda, o secretário-geral e presidente da Comissão Técnica de Agronegócio do CRMV-SP, Fernando Gomes Buchala, e os integrantes da Comissão Técnica de Aquicultura: Agar Costa Alexandrino de Perez (presidente), Pedro Henrique Magalhães Cardoso, Cláudio Regis Depes, Arsênio Caldeira Baptista Junior, Luiz Marques da Silva Ayroza, Carlos Massotoshi Ishikawa, além de Silvia Robles Reis Duarte, membro da Comissão Técnica de Zootecnia e Ensino.

A presidente da Comissão de Aquicultura do CRMV-SP participou ontem na programação técnico-institucional com a palestra “Aquicultura e Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo: uma parceria que tem tudo para dar certo”.

A médica-veterinária abordou como o CRMV-SP pode atuar para o desenvolvimento da aquicultura de forma a contribuir para com as boas práticas de saúde animal no setor. Agar Costa destacou que para que o produtor não tenha perdas, a figura do responsável técnico nas propriedades é essencial. “Por meio de médicos-veterinários e zootecnistas, o Conselho ajuda a engrenar a atividade e torná-la sustentável”, conclui.

O membro efetivo da Comissão de Aquicultura, também presidente da Comissão Técnica de Saúde Animal do Conselho, Cláudio Regis Depes, participa hoje (24/06) do painel “Sanidade da Tilapicultura na América Latina”, previsto para iniciar às 14h. O profissional representará o CRMV-SP na mesa redonda para discussão do tema e irá abordar a importância do médico-veterinário para sanar problemas de ordem sanitária em projetos de aquicultura. “É importante ter um programa sanitário adequado para o sucesso da produção”, destaca.

A Aquishow é um dos eventos mais importantes do segmento e reúne diversos representantes da aquicultura nacional para discutir assuntos com o objetivo de aperfeiçoar práticas de produção. Neste ano, o CRMV-SP é um dos apoiadores institucionais e financeiros do evento.

A 12ª Aquishow Brasil é realizada pela Associação de Piscicultores em Águas Paulistas e da União (PeixeSP), em parceria com a Prefeitura de São José do Rio Preto (SP), por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento; e com o Governo do Estado de São Paulo, por meio do Instituto de Pesca, vinculado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

cattle-930824_1280
Presidente do CRMV-SP está em um pulpito discursando. Ele é um homem de meia idade, de pele e cabelos claros, veste terno e gravata e usa óculos. Está em frente a um painel do evento
Imagem mostra cão passeando.
A foto mostra a mesa de abertura do evento, com as autoridades sentadas, incluindo o presidente do CRMV-SP, Odemilson Donizete Mossero.