CRMV-SP participa de Caravana da Saúde a favor do ensino presencial

Ação é promovida pelo Fórum dos Conselhos da Saúde e ocorrerá neste domingo (13/10) das 9h às 16h, na Praça Oswaldo Cruz, próximo à Avenida Paulista
Texto e foto: Comunicação / CRMV-SP

No domingo (13/10), das 9h às 16h, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) participará da Caravana da Saúde, evento promovido pelo Fórum dos Conselhos Atividade Fim da Saúde de São Paulo (Fcafs). A ação ocorrerá na Praça Oswaldo Cruz, próximo à Avenida Paulista, e pretende demonstrar para a população a importância do ensino presencial na formação dos profissionais para a saúde pública.

O Fórum dos Conselhos Atividade Fim da Saúde de São Paulo (Fcafs) reúne 14 conselhos de fiscalização profissional da área da Saúde. Doze deles confirmaram presença no evento e realizarão uma série de atividades voltadas ao público. Na ocasião, também será divulgado o abaixo-assinado criado pelo Fórum contra o ensino 100% EaD na área da saúde.

O CRMV-SP levará como tema a “Segurança Alimentar: a Medicina Veterinária Sustenta” e os visitantes poderão participar de atividades interativas, como um quiz e interação com cards ilustrativos, além de esclarecer dúvidas com médicos-veterinários sobre questões importantes, como doenças transmitidas por alimentos, inspeção sanitária, e dicas sobre como escolher, manipular e armazenar corretamente produtos de origem animal.

Para esta ação, que também visa reforçar a importância do trabalho do responsável técnico médico-veterinário e da inspeção dos produtos de origem animal, o Regional contou com a colaboração da gestão do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-Poa) e parceria com a empresa Pururuca Porkão, a primeira indústria de alimentos de origem animal da cidade de Araraquara a obter o selo do Sisbi-Poa e conquistar o direito de comercializar seus produtos em todo o País.

“Será uma oportunidade para profissionais e o público em geral discutirem, debaterem e compartilharem conhecimentos sobre práticas de saúde. Todos os colegas estão convidados a participar conosco deste dia, pois teremos um ato importante em prol da qualidade da educação e assistência que é prestada à sociedade, demostrando na prática o motivo de sermos a favor da formação presencial dos profissionais”, diz a presidente do Regional e representante do Conselho no Fórum, Daniela Pontes Chiebao.

Saiba o que é o Fcafs

O Fcafs é composto pelos conselhos profissionais de Biologia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Técnicos em Radiologia do Estado de São Paulo.

Sua missão é discutir as demandas das profissões da saúde, ajudando a fortalecer os mecanismos de controle social e a democratização das políticas públicas, guiado pelo compromisso com os princípios constitucionais da política de saúde, a defesa do direito à saúde, o cumprimento da legislação e uma atuação colaborativa entre as profissões.

A Medicina Veterinária no Fcafs

Foi durante a gestão 2015-2021, sob a presidência do médico-veterinário Mário Eduardo Pulga, que a parceria entre o CRMV-SP e o Fcafs começou a se consolidar, e que o Fórum reconheceu a importância estratégica de integrar a Medicina Veterinária ao grupo de profissões da saúde.

A médica-veterinária Suely Stringari, conselheira do Regional na época, desempenhou importante papel e foi a representante do Fcafs no Conselho Estadual de Saúde no período. “Participar ativamente das reuniões do Fórum contribuiu significativamente para a ampliação da visibilidade e atuação dos médicos-veterinários nas políticas de saúde do estado de São Paulo”, enfatiza Pulga.

Uma Só Saúde

Atuando na prevenção e controle de zoonoses, que são doenças transmitidas entre animais e humanos, os médicos-veterinários monitoram a saúde e bem-estar animal, bem como a segurança alimentar para garantir que produtos de origem animal sejam seguros para o consumo.

“Ao participar da pesquisa e vigilância de doenças importantes, e preservar a saúde dos animais, a Medicina Veterinária promove a interface essencial entre a saúde animal, humana, vegetal e ambiental, conceito conhecido como Saúde Única e recentemente renomeado no Brasil como Uma Só Saúde, pelo Ministério da Saúde”, explica Suely Stringari.

14.10.2024_Papel_do_medico-veterinario_na_seguranca_alimentar_e_destaque_em_Caravana_da_Saude_na_Avenida_Paulista
26.08.204_Comite_Uma_So_Saude_Fotos_Walterson_Rosa_MS_1
Foto: Divulgação/Fcafs
A foto mostra um cão branco. Ele está no chão, de frente. Ao fundo, há vegetação verde, desfocada.