É preciso manter a alimentação regular dos pets na quarentena

Médicos-veterinários recomendam cuidado com os excessos e o sedentarismo que podem levar os pets à obesidade
Comunicação CRMV-SP

Muitas pessoas começam a se preocupar com a falta de produtos nos supermercados e o sinal de alerta acende também para a ração dos pets e aí vem aquele medo de não encontrar o produto com o qual seu animalzinho está acostumado.

É importante frisar que, no momento, não há motivo para preocupação. De acordo com a médica-veterinária Rosangela Gebara, integrante da Comissão Técnica de Bem-estar Animal do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), o abastecimento está funcionando normalmente e os pets shops estão autorizados a ficarem abertos no estado de São Paulo.

“Mas, caso haja necessidade de trocar, tente comprar a ração mais parecida com a de costume e faça a troca de forma gradual, aumentando dia a dia a quantidade da ração nova e/ou seguindo a recomendação do rótulo”, explica Rosangela.

Portanto, com as mudanças na rotina da casa, é fundamental garantir a alimentação regular do pet, mantendo os mesmos horários e tipo de alimentação. Mas é preciso ficar atento, por exemplo, com aqueles animais que estiverem se exercitando menos do que o habitual, como aqueles que costumavam sair com passeadores um ou duas horas por dia.

Controlar excessos

Para Rosangela, uma rotina mais sedentária necessita de atenção. “O ideal é observar se o animal está ganhando peso por conta desse sedentarismo e conversar com o profissional para saber se há opções de rações menos calóricas para que o cão não entre em um quadro de obesidade”, alerta.

“É importante controlar os excessos, pois a rotina do pet está diferente. O excesso pode levar à obesidade, que, tal qual no humano, tem consequências na saúde, como problemas articulares, doenças hormonais, problemas de pele, cardiopatias, entre outros”, conclui o médico-veterinário Eduardo Pacheco, da Comissão Técnica de Clínicos de Pequenos Animais, do CRMV-SP.

Evite dar muitos petiscos e alimentos da mesa, alguns inclusive tóxicos aos animais

(Eduardo Pacheco)

Presidente do CRMV-SP está em um pulpito discursando. Ele é um homem de meia idade, de pele e cabelos claros, veste terno e gravata e usa óculos. Está em frente a um painel do evento
A foto mostra um cão com uma pequena gravatinha ao pescoço. Ao fundo, logotipos coloridos que lembram o carnaval.
Imagem mostra cão passeando.
A imagem mostra um cão e um gato encostados um no outro, em gesto de carinho.