Embrapa divulga nota técnica sobre como evitar a disseminação da Peste Suína Clássica

Documento aborda a infecção nos suínos, fontes de infecção do vírus e sua sensibilidade a desinfetantes
Texto: Embrapa, adaptado pela Comunicação CRMV-SP

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) publicou nota técnica, assinada pelos pesquisadores Nelson Morés e Janice Zanella, com orientações sobre como evitar a disseminação da Peste Suína Clássica (PSC).

O documento aborda a infecção nos suínos (o doméstico e o selvagem são os únicos reservatórios naturais do vírus da PSC), as fontes de infecção, disseminação e sobrevivência do vírus da PSC e sua sensibilidade a desinfetantes.

Entre os cuidados sugeridos para evitar a introdução da PSC em áreas livres, está o cercamento de toda a granja com tela de pelo menos 1,5 metro de altura, a troca de roupa e calçados de toda pessoa que entrar na granja e a proibição da entrada de veículos de transporte de ração e suínos.

O centro de pesquisa da Embrapa já havia divulgado outra nota técnica sobre o tema, tratando da detecção da PSC no município de Forquilha no Ceará (zona não livre da doença), em agosto e que teve confirmação em outubro do ano passado.

A zona livre de Peste Suína Clássica no Brasil compreende 16 estados brasileiros: Acre, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins) e o Distrito Federal, concentrando mais de 95% de toda a indústria suinícola nacional e 100% da exportação de suínos.

A PSC é uma doença viral altamente contagiosa que acomete suídeos domésticos e asselvajados (javalis e cruzamentos com suínos domésticos). A doença não oferece riscos à saúde humana.

Relacionadas

cattle-930824_1280
Presidente do CRMV-SP está em um pulpito discursando. Ele é um homem de meia idade, de pele e cabelos claros, veste terno e gravata e usa óculos. Está em frente a um painel do evento
Imagem mostra cão passeando.
A foto mostra a mesa de abertura do evento, com as autoridades sentadas, incluindo o presidente do CRMV-SP, Odemilson Donizete Mossero.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40