Exame de sorologia para raiva em animais que embarcarão para UE volta a ser feito no Brasil

Laboratório credenciado conta com, aproximadamente, 30 pontos de coleta em cidades do estado de São Paulo
Texto: Comunicação CRMV-SP
Foto: Pixabay

Depois do Laboratório de Zoonoses e Doenças Transmitidas por Vetores, da Divisão de Vigilância de Zoonoses de São Paulo, ter deixado, no início de janeiro, de realizar o exame de sorologia da raiva para trânsito internacional de animais de companhia, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) confirmou que a União Europeia (UE) atualizou a lista de laboratórios brasileiros autorizados.

De acordo com o médico epidemiologista e diretor executivo da empresa, Afonso Alvarez Perez Jr, o Tecsa Laboratórios Ltda, com sede em Belo Horizonte (MG), foi credenciado e já começou a realizar o atendimento para coletas em animais.

“Nossa maior demanda foi por atendimento para sanar dúvidas quanto à volta da realização da sorologia no Brasil. Mas também já contabilizamos aumento da procura para coletas”, afirmou Perez. Segundo ele, a empresa conta com aproximadamente 30 pontos de coleta em cidades do estado de São Paulo.

Instituto Pasteur

O Instituto Pasteur, órgão da Secretaria Estadual de Saúde, responsável pela coordenação do Programa de Vigilância e Controle da Raiva no Estado de São Paulo, também foi credenciado. No entanto, o credenciamento se deu em função de sua participação na proficiência interlaboratorial internacional para assegurar a qualidade dos testes sorológicos.

Mas a instituição não realiza o serviço de sorologia da raiva para embarque de animais de companhia para países da UE. O Instituto já solicitou a correção da informação ao Mapa. Por ser Laboratório de Referência Nacional para o Ministério da Saúde, atua na avaliação de anticorpos antirrábicos exclusivamente em amostras de soro humano, de indivíduos expostos ao risco da raiva, de quase todo o País.

Relacionadas

Cão da raça Golden Retriever está deitado e com olhar triste
Cães filhotes branco, champagne, caramelo e marrom com focinho preto, dormem amontoados e encostados uns aos outros. Parecem ter poucos dias de vida.
A imagem mostra close de focinho e boca de um cão. Ao fundo, há imagem de vegetação.
Imagem mostra médica-veterinária com cachorro em cima de mesa impermeável. Ambos estão sorrindo.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40