Guia do Mapa alinha normas vigentes e traz boas práticas regulatórias

Com o material, a expectativa é identificar as reais necessidades de novas regras, bem como aplicabilidade e impactos
Comunicação CRMV-SP

Recentemente foi aprovado o Guia de Boas Práticas Regulatórias da Secretaria de Defesa Agropecuária, por meio da Portaria nº 191/20 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O conteúdo propõe aperfeiçoamento dos processos envolvidos na criação e manutenção de normatizações para a produção animal.

O foco é evitar defasagens técnicas e científicas e reduzir impactos indesejados. É o que explica a médica-veterinária Judi da Nóbrega, diretora do Departamento de Suporte e Normas do Mapa. “Até então tínhamos as práticas. Com o guia, passamos a ter a didática necessária.”

Neste sentido, o guia lista medidas de cumprimento obrigatório para a sistematização dos processos. Assim, o material complementa o Sistema de Monitoramento de Atos Normativos (Sisman).

Foram estabelecidas as seguintes etapas: Iniciativa; Análise de Impacto Regulatório; Elaboração; Proposição e Anuência; Consultas Internas e Públicas; Notificação Internacional; Audiência Pública; Análise do Comitê Permanente de Análise e Revisão de Atos Normativos e da Consultoria Jurídica do Mapa; Assinatura; Publicação; Implementação e Avaliação.

Menos impacto e mais participação social

Para o médico-veterinário Fábio Alexandre Paarmann, membro da Comissão Técnica de Saúde Animal (CTSA) do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) e auditor fiscal agropecuário, são esperadas avaliações mais abrangentes, no que diz respeito aos impactos nos setores, e maior participação social na elaboração das regras.

A diretora do Departamento de Suporte e Normas do Mapa afirma que as novas diretrizes contribuirão para com concorrências leais, o atendimento de necessidades atuais e, também, para com a redução de impactos econômicos. “Isso porque teremos normas mais assertivas e, nas fiscalizações, haverá mais precisão e menos margem a interpretações.”

Reflexos positivos para a saúde coletiva são esperados

O presidente da CTSA/CRMV-SP, médico-veterinário Odemilson Donizete Mossero, também vice-presidente da autarquia, comenta que o guia pode apresentar resultados que vão além da organização do fluxo para as normatizações.

“O material deve agregar à área da Defesa Sanitária Animal”, diz Mossero. Ele enfatiza que as orientações e adoção de práticas corretas reduzem riscos à saúde humana, não só com foco no consumidor de produtos de origem animal, como no que tange à saúde dos profissionais envolvidos na cadeia produtiva.

Acesse a Portaria nº 191/20 do Mapa no link

A imagem mostra um homem segurando um tablet. Na tela do tablet, está a capa do Guia Básico para a Condução de Pesquisa Clínica Veterinária do CRMV-SP.
Foto: AdobeStock
A foto mostra um cão branco. Ele está no chão, de frente. Ao fundo, há vegetação verde, desfocada.
Na imagem há três pessoas, entre elas apenas uma mulher. Eles posam ao lado de um painel da 17ª Conferência Nacional de Saúde, com os dizeres