II Seminário Estadual no Rio de Janeiro debate Educação em Medicina Veterinária

Evento reuniu mais de 50 representantes de instituições de ensino e teve participação do CRMV-SP
Texto: CRMV-RJ com adaptações / Foto: CRMV-RJ

O II Seminário Estadual, promovido pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ) no último dia 30/06, no Centro do Rio de Janeiro, debateu a Educação em Medicina Veterinária. O evento recebeu mais de 50 participantes, entre dirigentes, coordenadores e professores de Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas, além de presidentes das Comissões Estaduais de Educação da Medicina Veterinária dos CRMVs da região Sudeste e do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV).

O secretário geral do CRMV-RJ e presidente da Comissão Estadual de Educação da Medicina Veterinária, Paulo César Amaral Ribeiro da Silva – que é professor da Faculdade de Veterinária, Departamento de Patologia e Clínica Veterinária da Universidade Federal Fluminense, abriu o evento e falou sobre a importância de discutir as novas Diretrizes Curriculares da Medicina Veterinária, que deverão ser implantadas até agosto deste ano.

“O evento vem a partir de uma programação de atividades que acabaram sendo interrompidas pela pandemia. Em 2009 foram publicadas as novas Diretrizes Curriculares da Medicina Veterinária. Naquela época, o primeiro seminário foi uma provocação para que as entendêssemos. Ao longo desse tempo elas estão sendo implementadas, estudadas e agora estamos em fase de estabelecer a nova grade curricular, o que demanda mudanças de comportamento, de visão, na forma de ensinar, e, principalmente, na estrutura pedagógica”, declarou da Silva.

No período da manhã, o médico-veterinário Rafael Gianella Mondadori, que é professor na Universidade Federal de Pelotas (UFPel); e o médico-veterinário André Vianna Martins, coordenador do Curso de Graduação em Medicina Veterinária do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) e membro da Comissão da Educação do CRMV-RJ, abordaram os temas “DCN: Uma reflexão sobre o sistema educacional e o mundo do trabalho – ensino por competências” e “Curricularização da extensão”, respectivamente.

Já no período da tarde, foi montada uma mesa redonda com membros das Comissões de Educação do Sistema CFMV/CRMVs, com o tema “Novas diretrizes curriculares: experiências e desafios”, momento em que os presentes puderam expor suas opiniões e tirar dúvidas; seguido da palavra aberta aos coordenadores e membros do Núcleo Docente Estruturante (NDE).

Sistema CFMV/CRMVs atuante

Professora da UFRRJ, Miliane Moreira Soares de Souza, membro da Comissão Nacional de Educação da Medicina Veterinária (CNEMV/CFMV), destacou que espaços com os disponibilizados pelo Seminário de Educação são necessários. “Desta forma podemos agregar ideias e catalisar as mudanças necessárias para que a implementação das diretrizes curriculares sejam feitas dentro dos currículos e dos projetos pedagógicos dos cursos da Medicina Veterinária”, explicou.  

O presidente da Comissão Técnica de Educação do CRMV-SP, Fábio Manhoso, esteve presente e parabenizou o Regional do Rio de Janeiro pelo importante evento, trazendo o debate do ensino, reunindo coordenadores e professores, e abrindo as portas às instituições de ensino.

 “O Conselho tem que estar próximo a essas instituições de ensino e ofertar ajuda. Não temos gerência sobre o ensino, mas nós temos a obrigação de participar. Essa a aproximação é um fator primordial para que Conselho de classe e instituições de ensino possam estreitar os seus laços e, consequentemente, possamos colaborar na melhora do ensino. Participamos levando também nossa ideia enquanto Comissão de Educação do CRMV-SP e apresentamos o projeto Melhor Escolha que estamos desenvolvendo no Estado”, declarou Manhoso.

II Seminário Estadual de Educação em Medicina Veterinária

titulo da imagem aqui

Imagem mostra auditório com plateia sentada, duas mesas a frente com autoridades e um telão projetando a arte conceito do II Seminário Estadual de Educação em Medicina Veterinária, composta pela foto do Pão de Açúcar, o mapa do Rio de Janeiro e a logomarca do CRMV-RJ.Imagem mostra auditório com plateia sentada, duas mesas a frente com autoridades e um telão projetando a arte conceito do II Seminário Estadual de Educação em Medicina Veterinária, composta pela foto do Pão de Açúcar, o mapa do Rio de Janeiro e a logomarca do CRMV-RJ.

Promovida pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ), a segunda edição do Seminário Estadual de Educação em Medicina Veterinária reuniu mais de 50 participantes, entre dirigentes, coordenadores e professores de Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas, além de presidentes das Comissões Estaduais de Educação da Medicina Veterinária dos CRMVs da região Sudeste e do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV).

Fábio Manhoso, presidente da Comissão Técnica de Educação e vice-presidente do CRMV-SP, e Rafael Gianella Mondadori, professor na Universidade Federal de Pelotas aparecem sentados atrás de uma mesa preta.Fábio Manhoso, presidente da Comissão Técnica de Educação e vice-presidente do CRMV-SP, e Rafael Gianella Mondadori, professor na Universidade Federal de Pelotas aparecem sentados atrás de uma mesa preta.

Entre os palestrantes do evento, da esquerda para a direita, o médico-veterinário Fábio Manhoso, presidente da Comissão Técnica de Educação e vice-presidente do CRMV-SP, e o médico-veterinário Rafael Gianella Mondadori, professor na Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Fábio Manhoso, presidente da Comissão Técnica de Educação e vice-presidente do CRMV-SP, está ao microfone em frente ao telão em que está projetado a arte conceito do II Seminário Estadual de Educação, composta pela imagem do Pão de Açúcar, a logomarca do CRMV-RJ e o mapa do Rio de Janeiro.Fábio Manhoso, presidente da Comissão Técnica de Educação e vice-presidente do CRMV-SP, está ao microfone em frente ao telão em que está projetado a arte conceito do II Seminário Estadual de Educação, composta pela imagem do Pão de Açúcar, a logomarca do CRMV-RJ e o mapa do Rio de Janeiro.

Presidente da Comissão Técnica de Educação e vice-presidente do CRMV-SP, Fábio Manhoso esteve presente e parabenizou o Regional do Rio de Janeiro pelo importante evento, que debateu o ensino; reuniu coordenadores e professores; e abriu as portas às instituições de ensino.

Presidente da Comissão Técnica de Educação do CRMV-SP apresenta ao microfone o projeto Melhor Escolha do CRMV-SP. No telão atrás dele está o slide tratando das ações de São Paulo na área da Educação.Presidente da Comissão Técnica de Educação do CRMV-SP apresenta ao microfone o projeto Melhor Escolha do CRMV-SP. No telão atrás dele está o slide tratando das ações de São Paulo na área da Educação.

Presidente da Comissão Técnica de Educação e vice-presidente do CRMV-SP, Fábio Manhoso apresentou aos participantes do II Seminário Estadual de Educação em Medicina Veterinária do CRMV-RJ o trabalho desenvolvido em São Paulo, com destaque para o projeto “Melhor Escolha”, que visa orientar estudantes que pretendem ingressar na graduação.

titulo da imagem aqui

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter

Relacionadas

Mulher em uma mesa redonda, fazendo anotações em um notebook.
Banner CRMV-SP orienta fevereiro
Tablet_Fiscalizacao

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Na imagem aparece a mão de uma pessoa segurando um celular com a tela do aplicativo da cédula digital de identidade profissional. Há ainda os dizeres: Fazer o seu recadastramento é fácil, prático e seguro. O fundo da imagem é todo verde escuro.

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40