Leishmaniose visceral é tema de palestra na Câmara Municipal de Paraguaçu Paulista

Vice-presidente e coordenador técnico médico-veterinário do CRMV-SP prestaram orientações e esclarecimentos a profissionais e autoridades
Texto: Comunicação CRMV-SP/Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista

Representantes do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) estiveram em Paraguaçu Paulista, no último dia 18/11, para orientar profissionais e autoridades sobre leishmaniose visceral. O vice-presidente do CRMV-SP, Fábio Manhoso, e o coordenador técnico médico-veterinário, Leonardo Burlini, palestraram na Câmara Municipal e foram recebidos pelo prefeito Antônio Takashi Sasada.

O evento foi aberto ao público e contou com a presença de profissionais da área, de Organizações Não Governamentais e de representantes do Ministério Público. Estiveram presentes também o diretor do Departamento de Saúde da cidade, Egydio Tonini Nogueira Neto, e os médicos-veterinários do serviço municipal: Iraciana Messias de Paiva, Ana Beatriz Pinto Costa, Fernando Salomão dos Santos e Cinthia Maria Ribeiro Lourenço.

“Orientamos com relação ao controle da leishmaniose, às questões legais envolvidas, assim como à prevenção e ao tratamento da doença. Esse primeiro passo foi para a conscientização de autoridades e de médicos-veterinários da região. Colocamos o CRMV-SP também a disposição do município para auxiliar na elaboração de ações educacionais e de um inquérito epidemiológico”, afirmou Manhoso.

O vice-presidente do Conselho enfatizou que a visita a Paraguaçu Paulista o papel legal que o Conselho tem de assessorar os gestores das diferentes esferas públicas. “Uma das funções da autarquia estabelecidas em legislação é dar apoio técnico na elaboração de políticas que atendam às demandas atuais da população e considerem a visão integrada e indissociável entre saúde humana, animal e ambiental.” 

Burlini destacou que o objetivo do município é que os clínicos da região sejam parceiros na orientação de tutores. “A ideia é capilarizar a rede de informação, visando conscientizar sobre prevenção e controle da doença, desde a inserção na rotina de conversa com os tutores, esclarecimento sobre responsabilidades quanto a manejo ambiental, em especial no domicílio e peri-domicílio, e a opção pelo tratamento. Foi um evento bastante satisfatório e que surpreendeu positivamente.”

Relacionadas

Campanha Juntos pelo Rio Grande do Sul
Em um cenário de enchente na cidade de Santa Maria, um cachorro pastor alemão é resgatado por dois homens
Equipe formada por profissionais de diversos setores, entre mulheres e homens posam em três fileiras em frente a um carro do Corpo de Bombeiros
Na foto, um homem idoso, de cabelos brancos e curtos, que usa óculos e veste terno e gravata. Ele sorri para a foto. Este é o Dr. Francisco Cavalcanti de Almeida.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40