A embaixada brasileira em Kuala Lumpur, na Malásia, recebeu do Departamento de Serviços Veterinários do País (DVS) certificados de aprovação a oito unidades frigoríficas de carne bovina do Brasil para exportar para aquele mercado. A decisão acontece após visita de uma missão malaia ao país em novembro de 2013, que inspecionou algumas unidades. Com essas habilitações, o Brasil totaliza 10 estabelecimentos credenciados a vender à Malásia. As informações foram divulgadas, em nota, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Segundo o Mapa, os novos frigoríficos habilitados foram dois da Minerva, de Rolim de Moura/RO (SIF 791) e de Araguaína/TO (SIF 1940); dois da JBS, de Vilhena/RO (SIF 4333) e de Naviraí/MS (SIF 3181); dois da Marfrig, de Rolim de Moura/RO (SIF 4334) e de Tangará da Serra/MT (SIF 1751); um do Frigol, de Água Azul do Norte/PA (SIF 2583); e um do Vale Grande, de Matupá/MT (SIF 4490).
A abertura de novos mercados e a expansão de outros, como o da Malásia, vão ajudar o Brasil a atingir novo recorde de exportações da proteína no ano, diz a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec). A previsão é de uma receita cambial de US$ 8 bilhões ante US$ 6,6 bilhões de 2013. O Brasil também tenta abrir o mercado malaio para a carne de frango.
Fonte: Globo Rural