Mapa assina atos normativos sobre saúde animal

Novas instruções tratam da sanidade de suínos, equídeos e aves
Texto: Comunicação CFMV/Mapa (Adaptado pela Comunicação CRMV-SP)
Foto: Adobe Stock

Publicada no dia 19 de dezembro, a Instrução Normativa nº 44 estabelece normas para a Certificação Sanitária da Compartimentação da Cadeia Produtiva de Suínos em relação à exposição à Febre Aftosa e Peste Suína Clássica.

O objetivo da certificação é reconhecer e atestar a situação sanitária de suínos por meio de procedimentos de biosseguridade, vigilância epidemiológica, supervisões e auditorias. As empresas interessadas poderão solicitar, em caráter voluntário, a obtenção da certificação sanitária de compartimentos livres das doenças.

O sistema, segundo o Mapa, favorece a oferta de produtos suínos e o comércio seguro entre os países, ainda que ocorram eventuais surtos das doenças no País.

Controle do mormo

Outra instrução normativa trata da prevenção, controle e erradicação do mormo, doença de caráter zoonótico que atinge os equídeos e visa promover a sanidade do plantel, principalmente em relação ao risco de disseminação da doença em todo o território nacional.

Entre as normas estão as regras para o trânsito de equídeos, atualização das técnicas de diagnóstico com maior sensibilidade e especificidade, inclusão de parâmetros que respaldem a elaboração de planos voltados ao conhecimento da prevalência da doença nos estados brasileiros e definições de casos suspeitos e confirmados.

Vacinas vivas

Já a Instrução Normativa SDA 78/2003 inclui o uso de vacinas vivas para salmonelas paratíficas em aves matrizes, a fim de prevenir e reduzir a colonização intestinal e de órgãos com o patógeno Salmonella (S.), considerado um desafio à saúde pública. Produtos avícolas, ovos e carne são importantes fontes de salmonelas nas infecções alimentares em humanos.

Relacionadas

cattle-930824_1280
Presidente do CRMV-SP está em um pulpito discursando. Ele é um homem de meia idade, de pele e cabelos claros, veste terno e gravata e usa óculos. Está em frente a um painel do evento
Imagem mostra cão passeando.
A foto mostra a mesa de abertura do evento, com as autoridades sentadas, incluindo o presidente do CRMV-SP, Odemilson Donizete Mossero.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40