Com intuito de analisar a segurança do uso de ivermectina, um parasiticida de longa ação no rebanho nacional, foi realizada, no dia 9/5, na Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) uma reunião para criação de grupo técnico. Esta iniciativa conta com a participação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan) e da Universidade de São Paulo (USP).
Os representantes do grupo têm 15 dias para apresentar um protocolo de estudo científico que possa esclarecer dúvidas e gerar dados que serão utilizados para discussões técnicas referentes à segurança do uso do produto. De acordo com a SDA, estes dados serão utilizados para demonstrar a qualidade dos alimentos de origem animal produzidos no País, auxiliando também a abertura e manutenção de novos mercados importadores.
Outra iniciativa da SDA foi a publicação da Instrução Normativa N° 12/14 no Diário Oficial da União (DOU), no dia 8 de maio, que inclui as ivermectinas de longa ação sobre a venda controlada, ou seja, somente poderão ser comercializadas após a emissão de um receituário veterinário. Esta norma visa melhorar o uso do produto, evitando o aparecimento de resíduos nos alimentos brasileiros de origem animal.
Fonte: Portal do CFMV.