Mapa define criação de grupo para avaliar ivermectinas

Com intuito de analisar a segurança do uso de ivermectina, um parasiticida de longa ação no rebanho nacional, foi realizada, no dia 9/5, na Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) uma reunião para criação de grupo técnico. Esta iniciativa conta com a participação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan) e da Universidade de São Paulo (USP).

Os representantes do grupo têm 15 dias para apresentar um protocolo de estudo científico que possa esclarecer dúvidas e gerar dados que serão utilizados para discussões técnicas referentes à segurança do uso do produto. De acordo com a SDA, estes dados serão utilizados para demonstrar a qualidade dos alimentos de origem animal produzidos no País, auxiliando também a abertura e manutenção de novos mercados importadores.

Outra iniciativa da SDA foi a publicação da Instrução Normativa N° 12/14 no Diário Oficial da União (DOU), no dia 8 de maio, que inclui as ivermectinas de longa ação sobre a venda controlada, ou seja, somente poderão ser comercializadas após a emissão de um receituário veterinário. Esta norma visa melhorar o uso do produto, evitando o aparecimento de resíduos nos alimentos brasileiros de origem animal.

Fonte: Portal do CFMV.

Relacionadas

Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.
01.04.2025_Regularização_dos_Estabelecimentos_Veterinários_Freepik

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40