PL contra EaD na graduação em Saúde passa por avaliação na Câmara dos Deputados

Projeto propõe alteração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação para exigir formação presencial aos profissionais da área
Texto: Comunicação CRMV-SP / Foto: Freepik

O Projeto de Lei 5.414/2016, de autoria do deputado Rodrigo Pacheco, está na pauta da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados. O PL propõe alteração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, com objetivo de prever que o ensino à distância, incluindo a educação continuada, não envolva os cursos de formação na área da Saúde.

Na quarta-feira (03/11), foi aprovado o parecer do relator na Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF). O Fórum dos Conselhos de Atividades Fim da Saúde de São Paulo (FCAFS), do qual o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) faz parte, enviou ofício à Comissão, manifestando-se favorável a aprovação do PL por entender que, mesmo a tecnologia sendo um meio e uma importante ferramenta destinada ao ensino, não pode ser considerada um fim pelas instituições formadoras e pelas autoridades da área da Educação.

“Quando se trata de cursos de formação na área da Saúde, existe a necessidade de atividades presenciais, que desenvolverão habilidades práticas fundamentais para a formação de um profissional qualificado para atuar junto à sociedade”, afirma Suely Stringari, conselheira e representante do CRMV-SP no FCAFS.

Apesar do reconhecimento de que a modalidade EaD facilita o acesso de amplas camadas da população ao ensino superior, tal formação pode colocar em risco a saúde da população, tendo em vista o fato de as profissões da Saúde pressuporem atendimento direto ao paciente, cujo contato deve existir desde a formação.

“Se essa vivência não ocorre, coloca-se em risco a saúde animal, ambiental e humana. O profissional com formação deficiente não está preparado para exercer a Saúde Única, como proposto pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O PL visa evitar a piora na qualidade dos cursos e o prejuízo à formação de futuros profissionais da Saúde”, salienta Helenice Spinosa, representante do CRMV-SP no GT Educação do FCAFS.

Ensino à distância

Desde 2016, o Sistema CFMV/CRMVs se mobiliza pelo ensino presencial e de qualidade. No mesmo ano, durante audiência pública da Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, o CFMV apoiou o posicionamento emitido pelo Conselho Nacional de Saúde, e se manifestou contrário à autorização de todo e qualquer curso de graduação da área da Saúde, oferecido totalmente na modalidade EaD.

Após o Decreto nº 9.057/2017 e a Portaria Normativa nº 11/2017 autorizarem a oferta de cursos de educação básica e superior na modalidade à distância, o Fórum dos Conselhos de Atividades Fim da Saúde de São Paulo realizou ações contra a prática, por entender que poderia colocar em risco a saúde da população.

Pandemia e ensino

Em março de 2021, por conta do agravamento da pandemia da Covid-19, o Ministério da Educação (MEC) publicou a Portaria nº 343, que “Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação da pandemia”. Na ocasião, o Fórum dos Conselhos Federais da Área da Saúde, do qual o CFMV faz parte, emitiu nota na qual concordava que o EaD poderia ser ministrado em caráter excepcional e sob condições.

Vale lembrar que o CRMV-SP enviou ofício ao Governador do estado de São Paulo, João Dória, solicitando a inclusão do curso de Medicina Veterinária no Decreto Estadual nº 65.384/2020, que dispõe sobre a retomada das aulas e atividades presenciais no ensino superior de profissões elencadas na área da Saúde no contexto da pandemia.

Relacionadas

Mulher em uma mesa redonda, fazendo anotações em um notebook.
cão pequeno usando óculos faz compras online pelo notebook rodeado de sacolas coloridas de compras. Ao fundo, na parede se lê Black Friday.
imagem do manual de publicidade para médicos-veterinários.
Selo_Ouro_USP_Unesp_Botucatu_(171)

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Na imagem aparece a mão de uma pessoa segurando um celular com a tela do aplicativo da cédula digital de identidade profissional. Há ainda os dizeres: Fazer o seu recadastramento é fácil, prático e seguro. O fundo da imagem é todo verde escuro.

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40