Os portos de Itajaí (SC) e Paranaguá (PR) são os maiores exportadores de carne de frango via contêiner refrigerado do Brasil. Juntos, os dois enviam para fora do Brasil 53% do total nacional. Mesmo na liderança, os terminais têm projetos para expansão da capacidade de recepção de cargas e navios e também de embarque. As unidades vão receber investimentos públicos e privados para atender a demanda de exportação e importação pelos próximos 35 anos.
As informações são da equipe da Expedição Avicultura, projeto que faz levantamento técnico-jornalístico sobre a produção avícola no Sul do Brasil. Na terça-feira (18/11), a equipe apresentou, em parceria com o Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Paraná (Sindiavipar), o resultado final das visitas. O trabalho de campo foi iniciado em outubro e concluído com roteiro pelos portos, totalizando mais de 5 mil quilômetros percorridos.
O porto de Itajaí é líder em movimentação de carga e geração de receitas, mas ainda perde em capacidade de recepção de navios para Itapoá e Paranaguá, por exemplo. O terminal de Itajaí consegue receber navios com até 307 metros de comprimento e 50 metros de boca, enquanto o porto paranaense trabalha com navios de até 336 metros de comprimento e 51 metros de boca. Ambos trabalham para expandir esses limites.
O governo catarinense está articulando a construção de um novo acesso aquaviário e da bacia de evolução. O projeto deve ser executado em duas fases, com aportes de R$ 130 e R$208 milhões. Após a conclusão da obra, o porto de Itajaí vai conseguir recepcionar navios com até 380 metros de comprimento e 55 metros de boca. Em Itajaí, também serão instalados mais plugs para manutenção de cargas em contêineres refrigerados.
Fonte: Avicultura Industrial