Processo eleitoral foi marcado pelo ineditismo

Com quatro chapas concorrentes, a Eleição CRMV-SP 2024 abriu espaço para uma maior representatividade
Texto e fotos: Comunicação/CRMV-SP

A eleição da diretoria e de conselheiros para a gestão 2024-2027 do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), certamente, ficará na história, não só pelo ineditismo de ter contado com quatro chapas concorrentes, como também por eleger a primeira presidente do Regional paulista, a médica-veterinária e pesquisadora científica do Instituto Biológico de São Paulo (IB), Daniela Pontes Chiebao, com 16.907 votos, 62% do total de votos válidos.

A participação das quatro chapas abriu um leque de opções para os profissionais e é uma prova do respeito à democracia e à representatividade que houve durante o processo eleitoral do CRMV-SP. O presidente do Regional, Odemilson Donizete Mossero, destaca que, ao longo de sua gestão, a aproximação com as classes, por meio do projeto CRMV-SP Escuta, e o incentivo a participação política e social, motivaram e despertaram nos colegas a vontade de estarem presentes mais efetivamente no Conselho.

“O processo eleitoral transcorreu de uma forma muito serena até para um estado tão grande em números de médicos-veterinários e zootecnistas como São Paulo, hoje (segundo turno), a possibilidade de votantes é de 44 mil, um número muito alto. Tivemos uma Comissão Eleitoral Regional (CER) muito séria e competente, que fez a eleição transcorrer de uma forma tranquila. Quero ressaltar também o apoio de nossos funcionários no processo todo. Tenho o sentimento de dever cumprido, ainda não concluído, porque tenho quase quatro meses de gestão e há muito para fazer, mas já antecipo que sairei feliz, de cabeça erguida, por todo o trabalho que realizamos”, afirma Mossero.

Para o presidente da CER, Cláudio Regis Depes, o saldo foi, altamente, positivo para as classes no estado de São Paulo e uma grata surpresa o número de chapas concorrentes. “Notamos um aumento de interesse das classes pela instituição. Os médicos-veterinários e zootecnistas estão começando a entender como funciona o Sistema CFMV/CRMVs e a importância que tem um conselho tanto para a fiscalização quanto para o registro de profissionais, assim como pelo respaldo ao trabalho desses profissionais perante a sociedade.”

Depes ressalta, ainda, que, para a CER, o processo eleitoral com várias chapas foi um grande desafio, pois não havia experiências anteriores. “Agora temos o know-how, foram cinco chapas no primeiro turno, sendo uma eliminada por falta de documentação. A CER escolheu bem seus membros, além disso, o suporte que a instituição nos deu foi muito importante, principalmente, no Jurídico e no Administrativo. Agradeço também o presidente da instituição, que nos deu total autonomia e respaldo para desenvolvermos nossas atividades.”

Democracia e tranquilidade

O vice-presidente e delegado observador, Romulo Cezar Spinelli Ribeiro de Miranda, mostrou-se honrado em representar o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) no processo eleitoral do CRMV-SP, satisfeito em acompanhar um pleito “limpo e digno da importância do maior Conselho do Brasil”.

“Contar com quatro opções de voto é uma evolução, já que, por muitos anos, o CRMV-SP teve chapa única. É a democracia sendo exercida a pleno vapor. É muito importante para os médicos-veterinários e zootecnistas poderem estudar cada uma das propostas, numa campanha limpa, sem ataques, é o que esperamos da Medicina Veterinária e da Zootecnia”, ressalta Miranda.

Fernando de Pinho Barreira, auditor das eleições, elogiou a tranquilidade ao longo de todo o processo. “Houve boa participação dos profissionais, disponibilidade de 100% do sistema para o eleitor, enfim, o pleito foi muito bem preparado. CER, TI e Jurídico do Conselho tomaram as diligências necessárias e nosso monitoramento comprovou a boa evolução e o bom andamento da eleição.”

Visão dos candidatos

Primeira mulher eleita presidente do CRMV-SP, pela Chapa 3 – “Evolução”, a médica-veterinária e pesquisadora científica Daniela Pontes Chiebao ressaltou que o processo eleitoral foi uma boa surpresa e se mostrou satisfeita em ver pessoas em diferentes chapas querendo melhorar a profissão e a fiscalização. “Só vimos coisas positivas em ter quatro chapas concorrentes, isso mostra que os profissionais médicos-veterinários e zootecnistas, cada um no seu nicho, estão pensando em mudança, em transformação. Acreditamos que a classe toda quer uma gestão com novas pessoas.”

O vice-presidente do CRMV-SP, Fábio Manhoso, que concorreu pela Chapa 4 – “Inovar para Transformar” (obtendo, no segundo turno, 10.362 votos), destaca que a participação de quatro chapas demonstra que a gestão atual realmente espalhou o nome do Conselho por todo o Estado. “Quantas e quantas ações realizadas, com destaque para o CRMV-SP Escuta, tenho certeza que as boas ações desta gestão é que fizeram com que os colegas olhassem e se disponibilizassem a ajudar a Medicina Veterinária e a Zootecnia de São Paulo.”

Para o médico-veterinário Daniel Zacharias Zago, que concorreu, no primeiro turno pela Chapa 1 – “Valoriza Vet”, foi uma experiência prazerosa ter participado do processo eleitoral do Conselho. “Sem dúvidas, um grande marco para a Medicina Veterinária e para Zootecnia. Conseguimos, unidos, uma votação expressiva e histórica, o que significa que, além de tudo, envolvemos um grande número de profissionais, não somente candidatos pelas chapas, mas, sobretudo, eleitores, muitos, inclusive, que sequer tinham interesse em votar ou participar nas eleições anteriores.”

O médico-veterinário Ciro Gassenferth Oliveira destacou a representatividade alcançada durante a montagem da Chapa 2 – “Renovação Já”, que concorreu no primeiro turno. “Montamos uma chapa como nunca vimos com tamanha representação, estamos em todas as regionais, abrangendo 15 áreas de atuação dentro das atividades veterinárias e zootécnicas no estado de São Paulo.”

Segurança nas eleições digitais

Para assegurar a confiança dos eleitores no processo democrático, a segurança de uma eleição digital é fundamental. Neste sentido, a solução da empresa responsável ofereceu uma plataforma estruturada em uma série de camadas de segurança que garantem a proteção dos dados dos eleitores de forma efetiva.

“Um dos principais aspectos que ressaltam a segurança dessa solução é a criptografia de ponta a ponta dos dados eleitorais. Isso significa que todas as informações dos eleitores, desde o momento em que são inseridas na plataforma até o seu armazenamento, são protegidas por algoritmos criptográficos avançados, tornando impossível a sua interceptação ou manipulação por terceiros mal-intencionados”, explica Marcia Regina Denzin, gerente de Soluções em Impressão e Tecnologia, da empresa Thomas Greg do Brasil.

Além disso, Marcia salienta que a tecnologia de blockchain, utilizada na plataforma de eleições digitais, garante que todas as transações e alterações nos dados eleitorais são registradas de forma imutável e transparente em blocos encadeados, o que permite uma auditoria completa e uma verificação fácil da integridade dos resultados eleitorais.

“Ao garantir a proteção dos dados dos eleitores, a integridade do voto e a transparência dos resultados, essa tecnologia se mostra como uma ferramenta indispensável para fortalecer a democracia e assegurar eleições livres e justas em um mundo cada vez mais digital”, enfatiza a gerente.

Aprendizado

Cada novo pleito traz aprendizado e novas possibilidades de aprimoramento do processo eleitoral como um todo. O presidente do CRMV-SP, Odemilson Donizete Mossero, acredita que não haverá mais eleições com chapa única. “Nossos profissionais estão muito motivados a participar mais efetivamente do Conselho, e espero que essa participação só aumente. Durante os três anos de uma gestão, temos que buscar informações e formas de se integrar, questionar e debater dentro de um bom nível como tem sido até então. Fizemos a terceira eleição on-line já bem mais avançada e a tendência é melhorar.”

Tanto o presidente da CER, Cláudio Regis Depes, quanto o vice-presidente do CFMV e delegado observador, Romulo Cezar Spinelli Ribeiro de Miranda, ressaltam que a adoção de votação 100% on-line é a principal mudança que deve ser feita para as próximas eleições, mas para isso é preciso que a resolução do CFMV que regulamenta o processo eleitoral seja alterada.

A presidente eleita, Daniela Pontes Chiebao, acredita que o Conselho deve fazer um processo licitatório ainda mais antecipado e seletivo para a contratação de sistema eleitoral que possa atender um processo eleitoral grande como é o de São Paulo. Outro ponto que Daniela destaca é o aprimoramento do edital de convocação das eleições para que as regras associadas à participação das chapas durante a campanha eleitoral sejam incluídas.

“Gostaríamos que todo o processo eleitoral fosse mais modernizado, com a menor utilização de papel possível desde a fase de inscrição das chapas, pois há maneiras de se fazer registros on-line e também para os eleitores terem o menor envio de papelada possível”, enfatiza Daniela.

Seis homens, lado a lado, sendo um deles o presidente do CRMV-SP, o secretário-geral do CFMV e os representantes das quatro chapas concorrentes
Aprimoramento

Por outro lado, para o vice-presidente do CRMV-SP, Fábio Manhoso, que concorreu pela Chapa 4 – “Inovar para Transformar”, é preciso buscar ferramentas que facilitem a comunicação com os profissionais. “Penso que o grande investimento seria voltado para esse olhar na organização digital do sistema, por mais que a gente saiba que isso demanda licitação, é preciso exigir de uma forma mais contundente da empresa vencedora a qualidade daquilo que ela entrega, para que preste um serviço de qualidade.”

Na opinião do médico-veterinário Ciro Gassenferth Oliveira, que concorreu pela Chapa 2 – “Renovação Já”, os documentos e certidões necessários para inscrição de chapas poderiam ser relacionados nas normas do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) com linguagem simples e de forma mais clara para facilitar a compreensão e a inscrição dos candidatos. Contrário à eleição on-line, Oliveira acredita que “os votos devem ser todos impressos (enviados pelo correio), pois é o jeito mais transparente que temos para expressar a vontade dos colegas.”

O médico-veterinário Daniel Zacharias Zago, que concorreu, no primeiro turno pela Chapa 1 – “Valoriza Vet”, acredita que o sistema de votação e apuração ainda pode ser aprimorado, apesar de ter considerado a votação expressiva e histórica. “Aproveito o ensejo para agradecer a todos os eleitores e parabenizar a CER e, principalmente, a todos da Chapa 3 – ‘Evolução’ pela vitória. Apesar de concorrentes e oponentes, a partir de agora, devemos todos seguir unidos e, em nome da minha chapa, deixo meus votos de muito sucesso.”

Relacionadas

Presidente do CRMV-SP, Odemilson Donizete Mossero, parabeniza a presidente eleita para a gestão 2024-2027 do Regional. Eles olham para a câmera e fazem um cumprimento de mão, sorrindo, em frente a logomarca do Conselho.
Três mulheres e dois homens estão lado a lado, sorrindo para a foto.
Ambiente de votação, com as urnas para eleição
Foto: Comunicação CRMV-SP

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40