Reserve um tempo para brincar com seu pet

Durante a quarentena, os animais merecem ainda mais atenção e cuidados
Comunicação CRMV-SP

Em tempos de isolamento social, além de se adaptar ao trabalho em casa e cuidar da própria saúde mental e física, o tutor precisa redobrar os cuidados com a rotina dos pets. Mas como evitar que seu animalzinho fique entediado ou agitado demais quando é necessário se dedicar ao home office?

De acordo com a médica-veterinária Rosangela Gebara, integrante da Comissão Técnica de Bem-estar Animal do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), durante esse período em que não é recomendado sair às ruas, o ideal é substituir a caminhada por brincadeiras dentro de casa.

“Jogar bola no quintal ou, se você mora em apartamento, pode criar jogos com brinquedos interativos, mordedores, bolinhas, bichinhos de borracha ou pelúcia, entre outros, ou enriquecer o ambiente com petiscos escondidos. Para os gatos, é importante oferecer estruturas verticais para que possam escalar ou ainda brincar com varinhas e bolinhas”, enfatiza Rosangela.

O médico-veterinário Eduardo Pacheco, da Comissão Técnica de Clínicos de Pequenos Animais, do CRMV-SP, lembra que a interação com o tutor por meio de brincadeiras faz com que o animal gaste energia e não fique entediado. “Se tiver varanda ou sacada, é importante propiciar banho de sol para o pet”, ressalta.

Cães e gatos vão continuar precisando de atividade física, por isso, é importante que o tutor reserve tempo para as brincadeiras

(Rosangela Gebara)

Fique o mais perto possível, porque durante a quarentena a tendência do pet é ficar mais feliz pela proximidade com seu tutor

(Eduardo Pacheco)

Atenção com a saúde

No momento, não há evidências de que seu animal de estimação possa ser infectado pelo Covid-19. “Cães e gatos podem adoecer por muitas razões, se seu pet apresentar sintomas como vômito, diarreia, falta de ar, tosse, feridas abertas ou qualquer alteração que comprometa sua saúde ou tenha risco de morte, ligue para seu médico-veterinário antes de levá-lo à clínica”, explica Rosangela.

Portanto, não deixe de cuidar de seu animal se ele adoecer, mas a recomendação é que não vá à clínica veterinária sem necessidade, a menos que seja orientado a ir. Se o seu animal estiver bem, consultas de rotina e cirurgias eletivas podem ser postergadas. “Mas as vacinas são essenciais, por isso agende com o profissional um horário exclusivo para esse tipo de atendimento”, afirma Rosangela.

Clínicas e hospitais veterinários, considerados serviços essenciais, seguem normas sanitárias para evitar contaminação por Covid-19

Canal aberto

Segundo Pacheco, deve haver um canal aberto com o médico-veterinário de confiança, seja por celular ou e-mail para tirar dúvidas. “Os hospitais e clínicas estão abertos, a maioria 24 horas, com equipes preparadas para atender casos de urgência. Quanto à saída para as vacinações é preciso bom senso e cuidado dos tutores, por conta da exposição ao Covid 19”, explica.

Segundo o médico-veterinário, alguns serviços, inclusive, pegam o pet no estacionamento para a realização do procedimento na clínica ou hospital, enquanto o tutor espera no carro.

Passeios e cuidados com a higiene

Nesse momento, a recomendação é evitar sair de casa, mas se o passeio for imprescindível, por exemplo, no caso em que os animais só fazem as necessidades fisiológicas na rua, a sugestão de Rosangela é seguir as recomendações do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) para assim garantir a segurança de todos:

– Os passeios ao ar livre devem ser curtos e focados, só para atender suas necessidades fisiológicas;

– Apenas uma pessoa deve passear com o cão em cada saída;

– Procure lugares menos movimentados e prefira os horários mais tranquilos;

– Evite contato com outros animais e pessoas;

– Na volta para casa, higienize as patas e pelos do pet com água e sabão neutro, de preferência de uso veterinário;

– Depois do passeio na rua, o álcool 70% embebido em uma fraldinha também pode ser usado para higienizar as patas do pet, o médico-veterinário segundo Eduardo Pacheco;

– No caso dos que saem às ruas, além da higiene de patas e pelos, vale aumentar a frequência de banhos utilizando água e sabão ou xampu neutro, respeitando os limites do animal;

– Para os animais com pelos curtos o banho pode ser semanal, com pelos longos, quinzenal. Em seguida, a escovação evita que a raiz embarace;

– Mantendo contato constante com o médico-veterinário para tirar dúvidas e receber orientações.

Presidente do CRMV-SP está em um pulpito discursando. Ele é um homem de meia idade, de pele e cabelos claros, veste terno e gravata e usa óculos. Está em frente a um painel do evento
A foto mostra um cão com uma pequena gravatinha ao pescoço. Ao fundo, logotipos coloridos que lembram o carnaval.
Foto: Pexels
Imagem mostra cão passeando.