Semana do Médico-Veterinário debate papel social e político da profissão em eventos na Alesp e Câmara Municipal

Programação também terá eventos on-line e destaca saúde mental, reconhecimento da categoria e a importância estratégica da Medicina Veterinária no conceito de Uma Só Saúde
Texto e foto: Comunicação CRMV-SP

De 9 a 13 de setembro, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) promove a Semana do Médico-Veterinário 2025, com o tema “Presença e Cuidado – Profissionais reconhecidos, sociedade segura”. A abertura do evento será realizada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), reforçando a importância do diálogo entre a categoria e os poderes públicos sobre temas estratégicos para a saúde e a sociedade.

Para celebrar o Dia do Médico-Veterinário (09/09), a programação ressalta a relevância da atuação desses profissionais dentro do conceito de Uma Só Saúde, que integra as saúdes humana, animal, vegetal e ambiental. Um dos destaques é o debate sobre saúde mental na rotina profissional, tema que abre oficialmente as atividades na Alesp. “A ideia é desenvolver iniciativas conjuntas que promovam a saúde integral dos médicos-veterinários, enfatizando o equilíbrio entre saúde mental, financeira e gestão de carreira”, afirma a presidente do CRMV-SP, Daniela Pontes Chiebao.

Além de pautar o reconhecimento da categoria, o evento reforça sua dimensão política e social, mostrando como a Medicina Veterinária traz benefícios diretos à população. “O papel estratégico do médico-veterinário na prevenção de zoonoses, segurança alimentar, vigilância ambiental e educação sanitária demonstra que esses profissionais são fundamentais para construirmos uma sociedade mais segura”, destaca a vice-presidente do Regional, Carolina Saraiva Filippos de Toledo.

A Semana do Médico-Veterinário também contará com treinamentos e palestras on-line conduzidas por consultora de carreira e integrantes das comissões técnicas do CRMV-SP, que vão abordar temas como priorização de atividades, Medicina Veterinária Legal, responsabilidade técnica, uso de antibióticos em animais de companhia, associativismo, Uma Só Saúde e pesquisa clínica.

O encerramento da programação especial será no dia 13, com o I Encontro de Médicos-Veterinários e Zootecnistas na Câmara Municipal de São Paulo, reforçando a integração da categoria com a esfera legislativa. O evento é uma articulação do CRMV-SP com o vereador Murillo Lima, e será um momento aberto ao diálogo e a proposta de políticas públicas que envolvam a Medicina Veterinária e Zootecnia.

Nos dias 11 e 12 de setembro, importantes pontos da cidade serão iluminados de verde em alusão à campanha de conscientização sobre a relevância da Medicina Veterinária para a saúde animal e humana, como a Ponte Estaiada Otávio Frias de Oliveira, o Viaduto do Chá e a Biblioteca Mário de Andrade.

Confira a programação completa:

Dia 09/09, às 18h

Abertura da Semana do Médico-Veterinário na Alesp

Palestra: “Saúde Mental na Medicina Veterinária: Desafios Atuais e Caminhos Possíveis”, com a psicóloga e professora Bianca Stevanin Gresele

150 vagas

Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), Auditório Franco Montoro (Av. Pedro Álvares Cabral, 201, São Paulo)

Dia 10/09, às 19h

Treinamento on-line: “Priorização: como organizar as tarefas em meio ao caos”

300 vagas

Ângela Garcia, mentora de carreiras da Destrava Aprendizagem Criativa

Dia 11/09 

Das 17h30 às 18h30

Palestra: “O que precisamos conhecer para nossa proteção profissional? Visão da Medicina Veterinária Legal e Perícia Médico-Veterinária”

Tália Missen Tremori, presidente da Comissão Técnica de Medicina Veterinária Legal do CRMV-SP

Das 19h às 20h

Palestra: “A participação dos médicos-veterinários em associações” 

Carlos Renato Murta, membro da Comissão de Representantes Regionais do CRMV-SP

Das 20h30 às 21h30

Palestra: “Uso de antibióticos em animais de companhia”

Sibele Regina Konno, presidente da Comissão Técnica de Animais de Companhia do CRMV-SP

Dia 12/09 

Das 17h30 às 18h30

Palestra: “Será que os médicos-veterinários têm subestimado o cargo de RT? O que a maioria desconhece sobre essa responsabilidade profissional”

Roberta Tognareli Ruiz, presidente da Comissão de Responsabilidade Técnica do CRMV-SP

Das 19h às 20h

Palestra: “A atuação do médico-veterinário na interconexão entre saúde animal, humana e ambiental”

Vera Letticie de Azevedo Ruiz, presidente da Comissão Técnica de Uma Só Saúde do CRMV-SP

Das 20h30 às 21h30

Palestra: “O papel do médico-veterinário na condução de pesquisa clínica”

Greyce Lousana, presidente da Comissão Técnica de Pesquisa Clínica Veterinária do CRMV-SP

Dia 13/09  

Das 10h às 12h

I Encontro de Médicos-Veterinários e Zootecnistas na Câmara Municipal de São Paulo (com a presença do vereador Murillo Lima)

Câmara Municipal de São Paulo, Sala Sérgio Vieira

Viaduto Jacareí, 100, Bela Vista, São Paulo (SP)

Relacionadas

imagem de seis pessoas posadas para foto, no evento Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde na Perspectiva da Uma Só Saúde
imagem de quatro mulheres, uma segurando um livro.
imagem de uma mulher olhando o computador
Mulher usando jaleco branco e mascara n95 e óculos de proteção em laboratório.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40

DPO do CRMV-SP: Zanandrea Freitas – zanandrea.dpo@crmvsp.gov.br