Semana do Médico-Veterinário debate papel social e político da profissão em eventos na Alesp e Câmara Municipal

Programação também terá eventos on-line e destaca saúde mental, reconhecimento da categoria e a importância estratégica da Medicina Veterinária no conceito de Uma Só Saúde
Texto e foto: Comunicação CRMV-SP

De 9 a 13 de setembro, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) promove a Semana do Médico-Veterinário 2025, com o tema “Presença e Cuidado – Profissionais reconhecidos, sociedade segura”. A abertura do evento será realizada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), reforçando a importância do diálogo entre a categoria e os poderes públicos sobre temas estratégicos para a saúde e a sociedade.

Para celebrar o Dia do Médico-Veterinário (09/09), a programação ressalta a relevância da atuação desses profissionais dentro do conceito de Uma Só Saúde, que integra as saúdes humana, animal, vegetal e ambiental. Um dos destaques é o debate sobre saúde mental na rotina profissional, tema que abre oficialmente as atividades na Alesp. “A ideia é desenvolver iniciativas conjuntas que promovam a saúde integral dos médicos-veterinários, enfatizando o equilíbrio entre saúde mental, financeira e gestão de carreira”, afirma a presidente do CRMV-SP, Daniela Pontes Chiebao.

Além de pautar o reconhecimento da categoria, o evento reforça sua dimensão política e social, mostrando como a Medicina Veterinária traz benefícios diretos à população. “O papel estratégico do médico-veterinário na prevenção de zoonoses, segurança alimentar, vigilância ambiental e educação sanitária demonstra que esses profissionais são fundamentais para construirmos uma sociedade mais segura”, destaca a vice-presidente do Regional, Carolina Saraiva Filippos de Toledo.

A Semana do Médico-Veterinário também contará com treinamentos e palestras on-line conduzidas por consultora de carreira e integrantes das comissões técnicas do CRMV-SP, que vão abordar temas como priorização de atividades, Medicina Veterinária Legal, responsabilidade técnica, uso de antibióticos em animais de companhia, associativismo, Uma Só Saúde e pesquisa clínica.

O encerramento da programação especial será no dia 13, com o I Encontro de Médicos-Veterinários e Zootecnistas na Câmara Municipal de São Paulo, reforçando a integração da categoria com a esfera legislativa. O evento é uma articulação do CRMV-SP com o vereador Murillo Lima, e será um momento aberto ao diálogo e a proposta de políticas públicas que envolvam a Medicina Veterinária e Zootecnia.

Nos dias 11 e 12 de setembro, importantes pontos da cidade serão iluminados de verde em alusão à campanha de conscientização sobre a relevância da Medicina Veterinária para a saúde animal e humana, como a Ponte Estaiada Otávio Frias de Oliveira, o Viaduto do Chá e a Biblioteca Mário de Andrade.

Confira a programação completa:

Dia 09/09, às 18h

Abertura da Semana do Médico-Veterinário na Alesp

Palestra: “Saúde Mental na Medicina Veterinária: Desafios Atuais e Caminhos Possíveis”, com a psicóloga e professora Bianca Stevanin Gresele

150 vagas

Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), Auditório Franco Montoro (Av. Pedro Álvares Cabral, 201, São Paulo)

Dia 10/09, às 19h

Treinamento on-line: “Priorização: como organizar as tarefas em meio ao caos”

300 vagas

Ângela Garcia, mentora de carreiras da Destrava Aprendizagem Criativa

Dia 11/09 

Das 17h30 às 18h30

Palestra: “O que precisamos conhecer para nossa proteção profissional? Visão da Medicina Veterinária Legal e Perícia Médico-Veterinária”

Tália Missen Tremori, presidente da Comissão Técnica de Medicina Veterinária Legal do CRMV-SP

Das 19h às 20h

Palestra: “A participação dos médicos-veterinários em associações” 

Carlos Renato Murta, membro da Comissão de Representantes Regionais do CRMV-SP

Das 20h30 às 21h30

Palestra: “Uso de antibióticos em animais de companhia”

Sibele Regina Konno, presidente da Comissão Técnica de Animais de Companhia do CRMV-SP

Dia 12/09 

Das 17h30 às 18h30

Palestra: “Será que os médicos-veterinários têm subestimado o cargo de RT? O que a maioria desconhece sobre essa responsabilidade profissional”

Roberta Tognareli Ruiz, presidente da Comissão de Responsabilidade Técnica do CRMV-SP

Das 19h às 20h

Palestra: “A atuação do médico-veterinário na interconexão entre saúde animal, humana e ambiental”

Vera Letticie de Azevedo Ruiz, presidente da Comissão Técnica de Uma Só Saúde do CRMV-SP

Das 20h30 às 21h30

Palestra: “O papel do médico-veterinário na condução de pesquisa clínica”

Greyce Lousana, presidente da Comissão Técnica de Pesquisa Clínica Veterinária do CRMV-SP

Dia 13/09  

Das 10h às 12h

I Encontro de Médicos-Veterinários e Zootecnistas na Câmara Municipal de São Paulo (com a presença do vereador Murillo Lima)

Câmara Municipal de São Paulo, Sala Sérgio Vieira

Viaduto Jacareí, 100, Bela Vista, São Paulo (SP)

Relacionadas

Captura de tela 2026-02-13 162325
06.02.2026_Mulheres na Ciência_Matéria
imagem de queijos
Cão labrador comendo pedaço de pizza no parque ao lado de mulher jovem vestindo calça jeans e tenis branco.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0011-12

DPO do CRMV-SP: Zanandrea Freitas – zanandrea.dpo@crmvsp.gov.br