Setor agropecuário mostra avanços no caminho para a igualdade de gênero

O trabalho da mulher continua sendo ainda mais desafiador em ações diretas no campo
Texto: Comunicação Mapa (adaptado pela Comunicação CRMV-SP)
Foto: Freepik

A participação da mulher no mercado de trabalho é um dos fatores que tem mexido com os hábitos de consumo nas casas do mundo inteiro, criando novas exigências de produtos que chegam às mesas.

Judi Maria da Nóbrega, graduada pela UFPB (Universidade Federal da Paraíba) em Medicina Veterinária e pós-graduada em Controle de Qualidade em carne, leite, ovos e pescados é coordenadora de Trânsito e Quarentena Animal do Departamento de Saúde Animal do Mapa. Nessa coordenação, desenvolve ações que asseguram o comércio internacional de animais e produtos de origem animal, preservando também o patrimônio pecuário nacional.

Quando assumiu o cargo, em 2016, seu maior desafio era expandir os protocolos sanitários para animais vivos e material genético, feito atingido já, no ano passado, com a ampliação de 39% do número de parceiros do Brasil para material genético avícola, 16% para animais vivos e 26% para material genético bovino.

A médica-veterinária considera que muito se avançou no caminho para igualdade de gênero no setor Agropecuário, mas lembra que o trabalho pode ser mais desafiador em ações diretas no campo. Há situações contornáveis, em que alvos de fiscalização oferecem certa resistência ao controle exercido por mulher.

Mulher que iniciar carreira nessa área deve priorizar o protagonismo, ter sensibilidade e visão global, acuradas pela intuição

(Judi da Nóbrega)

Origem dos alimentos

Mais uma representante das características de superação e força feminina é a chefe de Divisão de Boas Práticas e Bem-Estar Animal, Liziè Buss. A médica-veterinária cuida de um setor cuja importância cresce cada vez mais no mundo, a partir, principalmente da União Europeia, onde a população demonstra maior preocupação com a origem do que consome.

O que me motiva é saber que faço um bom trabalho e que tem uma equipe muito comprometida e que me apoia nas empreitadas

(Liziè Buss)

Em junho do ano passado, foi lançada, em Bruxelas, a Plataforma da UE para bem-estar dos animais, que reúne 75 membros. Depois de se formar em Medicina Veterinária e trabalhar como auditora no Mato Grosso, Liziè passou a executar suas funções em Brasília já nessa divisão e aspira que mais colegas cheguem a cargos de comando, como no seu caso.

06.05_Premios_CFMV_MATERIA
Na foto, um homem idoso, de cabelos brancos e curtos, que usa óculos e veste terno e gravata. Ele sorri para a foto. Este é o Dr. Francisco Cavalcanti de Almeida.
Um homem de terno, se apresenta em auditório para pessoas sentadas em cadeira
Presidente do CRMV-SP, Odemilson Donizete Mossero, parabeniza a presidente eleita para a gestão 2024-2027 do Regional. Eles olham para a câmera e fazem um cumprimento de mão, sorrindo, em frente a logomarca do Conselho.