Registro de auxiliares veterinários aguardam regulamentação pelo CFMV

CRMV-SP deliberou em Plenária que pedidos de inscrição ficarão suspensos
Texto: Comunicação CRMV-SP
Foto: Pixabay

O credenciamento de instituições que realizam cursos de auxiliar veterinário e o registro de seus egressos junto ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) aguardam regulamentação, conforme orientação do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) e decisão unânime do Plenário da autarquia, durante a sua 506ª reunião ordinária, realizada em setembro.

A Resolução CFMV nº 1.281/19, publicada em 26/07 no Diário Oficial da União (DOU), define as diretrizes para o credenciamento dos cursos de auxiliar veterinário junto aos CRMVs, bem como para o registro daqueles que se formarem nesses cursos.

A futura regulamentação definirá os critérios e fluxos de avaliação pelos regionais dos conteúdos programáticos oferecidos pelas instituições, assim como modelo de certificado de credenciamento a ser emitido.

Norma específica, prevista na citada Resolução, deve definir o modelo de cédula de identidade profissional a ser concedido, assim como ainda devem ser realizadas as adaptações necessárias no Sistema de Cadastro de Profissionais e Empresas (Siscad) para inclusão dos auxiliares veterinários.

Proteção

A autarquia sinaliza que deve ser estabelecido um código de conduta ética que especifique e apoie a fiscalização desta atuação pelo Conselho, assim como uma resolução que normatize como serão tratadas as faltas éticas dos auxiliares veterinários.

O CRMV-SP ressalta que a medida visa a proteção dos interessados no que se refere aos serviços a serem prestados.

Atualização

Na Resolução nº 1297, de 27/11/2019, publicada no DOU de 02/12/2019, o CFMV revogou o parágrafo único do art. 3º da Resolução CFMV nº 1281/19, que habilitava os egressos a solicitarem cadastro no Sistema CFMV/CRMVs, que com o novo texto, passa a assegurar apenas a obtenção de certificado que atesta a formação em curso credenciado.

A nova resolução revogou ainda os artigos 7º, 8º e 9º da Resolução CFMV nº 1281/19, também referentes ao cadastro dos auxiliares veterinários no Sistema.

Relacionadas

24.04.2024_post_política_de_redes_sociais_MATÉRIA
22.04.2024_post_nota_reclame_aqui_matéria_MATÉRIA
Presidente do CRMV-SP, Odemilson Donizete Mossero, parabeniza a presidente eleita para a gestão 2024-2027 do Regional. Eles olham para a câmera e fazem um cumprimento de mão, sorrindo, em frente a logomarca do Conselho.
Acesse o Relatório de Gestão de 2023 do CRMV-SP.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40