Saiba quais são as principais falhas na entrega do projeto de mutirões de castração

No quesito técnico, subestimar a importância do fluxo sanitário na preparação das cirurgias é um dos erros mais comuns
Texto: Comunicação CRMV-SP
Foto: Pixabay

Para a realização de um mutirão de castração, fora de clínicas e hospitais médico-veterinários, com foco no controle populacional, a Resolução CRMV-SP nº 2.579/16 prevê que sejam submetidos ao Conselho Regional de Medicina Veterinário do Estado de São Paulo (CRMV-SP) o escopo do projeto e documentações.

O material precisa ser apresentado com, no mínimo, 60 dias de antecedência da data prevista para o mutirão. Porém, a entrega dos itens fora desse prazo ainda é uma das falhas mais comuns.

No que tange às documentações, com frequência, as instituições realizadoras se voltam apenas à elaboração do projeto, deixando de entregar certidões, contratos, cópias das cédulas de identidade dos profissionais envolvidos, entre outros.

“Nossa orientação é de que a resolução seja lida com bastante atenção e, em caso de dúvidas, estamos à disposição para esclarecimentos. Quando tudo é entregue adequadamente, o processo corre com mais celeridade”, afirma Márcio Teruo Matayoshi, auxiliar de apoio do setor de Registro de Empresas do CRMV-SP.

Serviço:

Para tirar dúvidas quanto os documentos exigidos, ligue para (11) 5908-4762, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Fluxo sanitário requer atenção

No quesito técnico, as principais falhas têm a ver com o fato de se subestimar a importância do fluxo sanitário na preparação das cirurgias. “Os locais de realização dos mutirões não possuem estrutura de um estabelecimento médico-veterinário, mas devem atender às exigências necessárias para a segurança do ato cirúrgico”, argumenta a médica-veterinária Anne Pierre Helzel, assessora técnica do CRMV-SP.

Além da preocupação em atender às regras vigentes e exercer a Medicina Veterinária com excelência, os profissionais precisam ficar atentos por conta da expectativa da própria população quanto à qualidade do serviço prestado, principalmente, porque, hoje, os animais de companhia são considerados membros da família.

Serviço:

Para esclarecer questões técnicas, os profissionais podem entrar em contato com a Assessoria Técnica Médica-veterinária do CRMV-SP pelo telefone (11) 5908-4777, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

 

LEIA TAMBÉM

Identificação dos animais atendidos pelos mutirões é fundamental

Castramóveis devem seguir regras específicas e serem registrados no CRMV-SP

Ações educativas deve ser prioridade dos mutirões de castração

CRMV-SP lança página sobre mutirão de castração

Relacionadas

Presidente do CRMV-SP, Odemilson Donizete Mossero, parabeniza a presidente eleita para a gestão 2024-2027 do Regional. Eles olham para a câmera e fazem um cumprimento de mão, sorrindo, em frente a logomarca do Conselho.
Acesse o Relatório de Gestão de 2023 do CRMV-SP.
Plano_de_gestao_de_riscos
Mesa com ampolas abertas, seringas agulhadas com conteúdo não identificado, medicações de uso controlado, e equipamentos de uso cirúrgico.

Mais Lidas

Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40