GT de Sanidade da CNA debate controle e inspeção de produtos de origem animal

Entre os assuntos discutidos no encontro, a reestruturação da cadeia de comando e controle do Serviço de Inspeção Federal
Texto: Comunicação CNA/SENAR (adaptado pela Comunicação CRMV-SP)
Foto: Pixabay

Representantes do Grupo Técnico (GT) de Sanidade Animal da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) se reuniram, na quarta-feira (11/04), em Brasília, para debater ferramentas de fiscalização e inspeção de produtos de origem animal.

Um dos assuntos do encontro foi a reestruturação da cadeia de comando e controle do Serviço de Inspeção Federal (SIF). No antigo formato, cada uma das superintendências dos 26 estados e do Distrito Federal era responsável pela inspeção dos estabelecimentos independente da quantidade de locais analisados.

Com a nova portaria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), haverá 10 regionais que farão esse controle em todo o País. “Antes, enquanto um comando estadual fiscalizava dois estabelecimentos, outro inspecionava 300. Foi feita uma reestruturação e redistribuição do serviço”, afirma o coordenador do Grupo Técnico de Defesa Sanitária da CNA, Décio Coutinho.

O diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Ministério da Agricultura (Dipoa/Mapa), José Luis Vargas, explicou que a mudança faz parte de uma reforma do SIF. “O objetivo é harmonizar os procedimentos de inspeção, trazer mais celeridade aos trabalhos e prestar um melhor serviço à sociedade brasileira”.

Aplicativo e novo Vigiagro

A chefe da Divisão de Sanidade de Moluscos e Crustáceos do Mapa, Isabella Fontana, apresentou o aplicativo “Pec. Saúde Animal” para smartphones e tablets, que traz banco de dados sobre legislação sanitária nacional e internacional e disponibiliza espaço para técnicos produtores e médicos-veterinários notificarem suspeitas de doenças nos rebanhos.

Também foi abordado no encontro o novo Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro), que controla e fiscaliza o trânsito de produtos de origem animal, vegetal e insumos. O coordenador-geral do Vigiagro, Fernando Mendes, disse que o sistema terá um novo manual, uma nova plataforma tecnológica e uma outra forma de fiscalizar.

“É um reposicionamento para otimizar a fiscalização. Toda operação de exportação de carne será usuária desse novo regramento” (Fernando Mendes)

A imagem mostra o guia e o folder.
Mão masculina utiliza uma faca para cortar uma fatia de um queijo amarelado curado
Membros do GT Cannabis reunidos na tela em evento online
close-up-elderly-person-using-digital-device-mockup