Mapa enviará revisão de Riispoa para a Casa Civil

Após pressão de parlamentares, o ministro da Agricultura, Antônio Andrade, prometeu encaminhar a revisão do Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (Riispoa) para a Casa Civil em breve. A revisão do atual Riispoa, de 1958, está em discussão há anos. A promessa foi feita pelo ministro, na quarta-feira (05), após reunião com deputados, segundo apurou o jornal Valor Econômico.

Em linhas gerais, o regulamento trata de requisitos sanitários relacionados a toda vida do animal, desde a criação até o seu abate e trânsito. Alem disso, prevê normas de inspeção industrial e sanitária antes e depois do abate, recebimento, manipulação, transformação, elaboração e preparo. Também prevê a fiscalização no estabelecimento e no rebanho em cada etapa de criação e produção.

Apesar de decidir encaminhar o texto em breve, o conteúdo não é unânime dentro do setor produtivo e há dúvidas se o projeto passará pelo crivo da Casa Civil, que já devolveu uma versão da revisão do regulamento na gestão do ministro Wagner Rossi (PMDB-SP), em 2010.

Um dos temas que põe em lados opostos setor privado e fiscais agropecuários federais é a inspeção. Durante as negociações, a determinação de que as inspeções seriam feitas apenas por fiscais agropecuários chegou a ganhar força, mas a área jurídica vetou a ideia. Na prática, essa mudança inviabilizaria a participação de outros profissionais como os médicos veterinários contratados pelo setor privado em trabalhos de inspeção.

No setor privado, porém, o modelo ideal de inspeção vai na direção oposta. Segundo o presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), Antonio Camardelli, aquelas empresas que comprovadamente têm domínio do processo de risco poderiam lançar mão de autogestão na área de inspeção. Ele ressalva, porém, que não conhece o texto final do novo regulamento. Mas parabenizo o ministro por ter decidido finalizar o projeto, afirma Camardelli.

Para além das diferentes propostas na área de inspeção, fontes da Agricultura admitem que a revisão do regulamento também enfrenta oposição no Ministério da Saúde, que estaria barrando alguns artigos do novo Riispoa que se referem à segurança alimentar.

Também há riscos de um vácuo jurídico na revisão. Segundo fontes, o texto que está sendo proposto modificou a numeração dos artigos do regulamento que está em vigor. Ocorre que ao longo dos anos foram criadas circulares, que funcionavam como emendas aos artigos. Com essa mudança, as circulares perderiam a validade, explica uma fonte, citando a mudança do número dos artigos feita na revisão.

Segundo fontes da própria Agricultura e do setor produtivo, seria mais sensato fazer mudanças pontuais em regras e atualizar padrões de modo a evitar a série de problemas que ainda podem surgir.

Fonte: Valor Econômico.

Relacionadas

Imagem aproximada de uma mão de apicultor segurando uma placa de favo de mel com abelhas pequenas andando sobre a placa.
Imagem com um computador ao centro, em cuja tela aparece as informações sobre a Semana do Zootecnista e uma mulher sorrindo com um celular nas mãos.
Em um curral, o profissional zootecnista, com um tablet na mão, de camisa xadrez, calça jeans e botas, está agachado em frente a um bovino.
Galinhas em marrons em um sistema de produção avícola com gaiolas e comedouros.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40