Brasil é destaque entre os países que usam próteses 3D em aves

Se por um lado, o País tem avanços em relação à tecnologia e às leis de proteção às aves silvestres, por outro, sofre com a falta de profissionais capacitados e número reduzido de fiscais
Texto: Comunicação CRMV-SP
Fotos: Tony Winston/ Agência Brasília (Fotos Públicas)

Quando o assunto é devolver a funcionalidade às aves, o Brasil figura entre um dos países que mais fazem uso de próteses 3D em bicos no mundo. “Nós temos 19 casos clínicos, acredito que é o maior do mundo. Essa tecnologia já uma realidade e faz parte de nossa rotina”, enfatiza o médico-veterinário Roberto Fecchio, pioneiro no uso da tecnologia 3D.

O médico-veterinário aponta que as diferenças da colocação de próteses em aves da que ocorre em outros animais é basicamente a fixação das mesmas. De acordo com Fecchio, a densidade dos ossos das aves é menor para que elas possam voar e, no caso do bico, há ainda uma dificuldade maior devido a comunicação com o sistema respiratório.

“Qualquer fixador que colocamos, pode provocar alguma infecção para sacos aéreos e pulmão, o que limita muito a fixação das próteses do ponto de vista ortopédico. As técnicas clássicas usadas em mamíferos, como parafuso ortopédico, não têm a mesma eficiência em aves. Temos que variar a técnica cirúrgica para obter boa fixação das próteses”, explica.

Quanto aos materiais para fabricação dessas próteses, o profissional ressalta que devem ser utilizados os biocompatíveis, que não geram alergias ou rejeição. As impressões normalmente são feitas em plástico biodegradável, de origem vegetal, como o milho. Embora seja realidade, o Brasil ainda sofre com o baixo número de profissionais capacitados para trabalhar com o uso de 3D.

As grandes universidades que fomentam pesquisa ainda não descobriram a grande magia de trabalhar com essa tecnologia 3D

(Roberto Fecchio)

Fotos: Tony Winston/ Agência Brasília (Fotos Públicas)

Aves silvestres e regulamentação

Cristina Maria Pereira Fotin, integrante da Comissão Técnica de Médicos-veterinários de Animais Selvagens do CRMV-SP, destaca que o Brasil é bastante avançado em termos de legislação para regulamentar e proteger as aves nativas silvestres e exóticas, mas alerta para a dificuldade em relação à fiscalização, por não termos um contingente adequado de fiscais.

De acordo com Marcello Schiavo Nardi, presidente da Comissão Técnica de Médicos-veterinários de Animais Selvagens do CRMV-SP, são poucos criadores legalizados em comparação à demanda de tutores que querem adotar aves. “O médico-veterinário não pode negar atendimento, mesmo que a ave seja ilegal ou vítima de tráfico, mas é sua obrigação orientar a pessoa de que aquela ave é fruto de crime”, alerta Nardi.

Ainda que exista tráfico de aves silvestres, já há maior conscientização do público em adquirir animais de forma legalizada

(Cristina Maria Pereira Fotin)

Na foto, um homem idoso, de cabelos brancos e curtos, que usa óculos e veste terno e gravata. Ele sorri para a foto. Este é o Dr. Francisco Cavalcanti de Almeida.
Um homem de terno, se apresenta em auditório para pessoas sentadas em cadeira
01.04.2024_CANAL_Whatsapp_post_1__MATÉRIA
Presidente do CRMV-SP está em um pulpito discursando. Ele é um homem de meia idade, de pele e cabelos claros, veste terno e gravata e usa óculos. Está em frente a um painel do evento