Castramóvel da prefeitura de Marília recebe fiscalização orientativa do CRMV-SP

Cidade deve criar comissão formada por servidores e representantes do Regional
Texto: Comunicação CRMV-SP
Foto: Prefeitura de Marília / Legenda: O conselheiro Fábio Manhoso e o fiscal Adriano Polegato em visita para orientação sobre a unidade móvel

Representantes do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) estiveram na unidade móvel de atendimento médico-veterinário da Prefeitura de Marília, no interior de São Paulo. O equipamento, adquirido por meio de emenda parlamentar (no valor de R$ 128,5 mil), será utilizado para iniciativas de Educação em Saúde Animal e ações de prevenção de zoonoses, incluindo a possibilidade de castração.

Na visita mais recente, dia 24/06, os médicos-veterinários Fábio Manhoso, conselheiro efetivo, e Adriano Polegato, fiscal do CRMV-SP, estiveram na garagem da Prefeitura para concluir a orientação. E foram recebidos pelo secretário do Meio Ambiente e de Limpeza Pública, Valderlei Dolce, pela médica-veterinária Melissa Campitelli Ferreira e pelo arquiteto Ivan Rodrigo Nardone.

“É importante frisar que uma de nossas principais funções, como Conselho, é justamente participar de forma ativa na orientação, não só de médicos-veterinários e zootecnistas, mas de entidades  públicas, com relação a todos assuntos que envolvam a questão animal”, afirma Manhoso.

Adequações necessárias

A unidade é equipada com centro cirúrgico, pia e instalação sanitária, entre outros recursos que teriam como objetivo facilitar o uso para as castrações. Porém, a planta apresenta divergências em relação às normas do CRMV-SP.

O secretário reforçou o compromisso para as adequações e informou que uma comissão está sendo formada, tendo como membros os servidores e representantes do CRMV-SP, para definir os próximos passos para as as adequações.

Segurança e qualidade

Para o conselheiro, é importante que os prefeitos vejam no CRMV-SP um órgão realmente orientador e que busquem essa orientação, proporcionando aos seus munícipes aquilo que há de melhor em termos de serviço de controle de natalidade animal

“Temos a Resolução CRMV-SP 2750/2018, que trata justamente do atendimento móvel médico-veterinário. A resolução visa justamente garantir a esses animais, submetidos à castração, a mesma segurança que há em um hospital veterinário ou clínica veterinária. Não podemos diminuir a segurança e a qualidade do serviço prestado, os critérios sanitários devem ser os mesmos”, enfatiza Manhoso.

Campanha Juntos pelo Rio Grande do Sul
Em um cenário de enchente na cidade de Santa Maria, um cachorro pastor alemão é resgatado por dois homens
Equipe formada por profissionais de diversos setores, entre mulheres e homens posam em três fileiras em frente a um carro do Corpo de Bombeiros
Na foto, um homem idoso, de cabelos brancos e curtos, que usa óculos e veste terno e gravata. Ele sorri para a foto. Este é o Dr. Francisco Cavalcanti de Almeida.