Comissão de Educação Sanitária de São Paulo recebe “Prêmio Pecuária Saudável”

Criado pela Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o grupo conta com representação do CRMV-SP e foi laureado em cerimônia na sede do Regional
Texto/Foto: Comunicação CRMV-SP

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) reuniu na última quinta-feira (21), na sede da autarquia, diretores, conselheiros e autoridades para a entrega do “Prêmio Pecuária Saudável – Educação e Comunicação para a Defesa Sanitária” à Comissão de Educação Sanitária, iniciativa da Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Estado de São Paulo (SFA-SP).

Organizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) e pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a premiação recebeu a inscrição de 49 projetos e escolheu sete trabalhos para premiar dentro das categorias “Instituições Privadas”, “Instituições Públicas” e “Terceiro Setor”. Na categoria “Instituições Públicas”, foram recebidos 34 projetos, tendo sido escolhida em segundo lugar a Comissão de Educação Sanitária no Estado de São Paulo, criada em 2010.

Para o presidente do CFMV, Francisco Cavalcanti de Almeida, o momento é de grande relevância e permite catalogar e valorizar projetos e ações. “É gratificante a oportunidade de saber o que vem sendo realizado em todo o País em prol da educação e da comunicação voltadas para a sanidade animal. Quanto mais se leva o conhecimento adiante, melhor a qualidade dos alimentos de origem animal que consumimos”, destacou.

Em nome de todos os representantes das 20 instituições que integram a Comissão, receberam o prêmio, na ocasião, os profissionais Danilo Kamimura, Juliana do Amaral Moreira Vaz e Miriam Sayuri Sassaki, da SFA-SP; Maria Carolina Guido, da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA); Fábio Gregori, da Universidade de São Paulo (USP); Paula Andreia de Santis Bastos, da Universidade Metropolitana de Santos; Gisele Leite Camargo, da SFA-SP/Sorocaba; e Rosemary Viola Bosch, do CRMV-SP.

Fechando a primeira edição da premiação, o evento contou, ainda, com a presença da superintendente da SFA-SP, Andréa Figueiredo Procópio de Moura; do assessor especial da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo, Ronaldo Severo Ramos, representando o vice-presidente Tirso Meirelles; e do coordenador de Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo (CDA), Luiz Fernando Bianco.

Educação para efetividade de programas

Criada em 2010 por iniciativa da SFA-SP, a Comissão de Educação Sanitária no Estado de São Paulo visa capacitar e promover o intercâmbio de experiências e a execução de projetos destinados a educação sanitária no setor agropecuário.

O presidente do CRMV-SP, Odemilson Donizete Mossero, que teve sua carreira fundamentada na atuação como servidor público no Mapa na área de Defesa Sanitária Animal e representou o Regional na Comissão por cinco anos, destacou a educação como fator primordial para maior efetividade dos diversos programas sanitários.

“É uma honra ter participado de uma iniciativa tão brilhante, com diferentes instituições juntando conhecimento e vontade de fazer algo a mais pela sociedade, além das atividades do dia a dia. Educar aqueles que estão na linha de frente é um trabalho nobre, de formiguinha, que exige esforço. Parabéns e continuem nesse pique”, afirmou Mossero.

União de esforços

Citando todos os profissionais que passaram pela Comissão, a médica-veterinária Juliana do Amaral Moreira Vaz, servidora da SFA-SP e uma das integrantes fundadoras, ressaltou o “caráter intersetorial, multidisciplinar e a gestão integrada das ações” como diferencial para o sucesso dos projetos realizados pelo grupo.

Para Juliana, receber o prêmio é o reconhecimento de todo esforço, persistência, garra, resiliência, união, parceria, apoio e integração entre as instituições. “Nossa fortaleza são as pessoas. Esses profissionais de diferentes áreas e instituições tornam a comissão forte e rica. Acreditamos quando ninguém acreditava e inovamos para promovermos a educação sanitária. Essa troca de conhecimento e parceria faz com que tenhamos sucesso nas ações.”

Professor da USP e integrante da Comissão, Fábio Gregori destacou os valores que regem o grupo. “Como médico-veterinário e pedagogo gostaria de enfatizar o poder que a educação tem de transformar as pessoas. Promovemos uma maneira mais harmônica de interagir com os animais e o meio ambiente, de melhorar a produção, e de prevenir doença. Grandes conquistas são coletivas e nossa comissão espelha esse valor”, afirmou, agradecendo o reconhecimento.

Emoção

Encerrando os pronunciamentos, a superintendente SFA-SP, Andréa Figueiredo Procópio de Moura, comoveu os participantes do evento ao citar os colegas que os antecederam na Comissão, alguns já falecidos, e os que não puderam participar do evento, reverenciando o papel fundamental de todos que contribuíam desde o início dos trabalhos para que as metas pudessem ser alcançadas.

“Esse trabalho e fruto de colegas empenhados e dedicados, de iniciativas pessoais. Tenho que dividir esse momento com todos que me antecederam. Na educação o maior desafio é termos uma comunicação clara e assertiva, envolvendo a iniciativa pública e privada dos setores regulado, produtivo e regulador. Foi preciso nos reinventar a cada dia e nos últimos anos produzimos muito material orientativo e de capacitação”, disse.

Assista ao vídeo da entrega do Prêmio na íntegra:

Relacionadas

A foto mostra um rapaz segurando um cão e ao lados deles está outro rapaz segurando uma agulha.
24.04.2024_post_política_de_redes_sociais_MATÉRIA
22.04.2024_post_nota_reclame_aqui_matéria_MATÉRIA

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40