CRMV-SP anuncia expansão do Grupo de Apoio Mútuo (GAM) para o interior de São Paulo

Com inscrições abertas, a primeira sessão está agendada para maio, em São José dos Campos
Texto e foto: Comunicação CRMV-SP

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) anuncia a expansão do Grupo de Apoio Mútuo (GAM), o “Cuidando de Quem Cuida”. As sessões, que já ocorrem mensalmente, desde o início de 2024, na sede, em São Paulo, agora serão levadas para cidades do interior paulista. A primeira cidade a receber o projeto será São José dos Campos, em evento programado para o dia 13 de maio.

Criado com a intenção de oferecer um espaço seguro e acolhedor para médicos-veterinários e zootecnistas, o GAM visa proporcionar suporte emocional, compartilhamento de experiências e estratégias para lidar com os desafios da profissão. Essa iniciativa visa alcançar profissionais que, muitas vezes, enfrentam desafios únicos em suas comunidades, oferecendo-lhes um espaço de apoio próximo e acessível.

“Nosso grupo de apoio nasceu, em 2023, com a proposta de olhar para médicos-veterinários e zootecnistas com o objetivo de trazer recursos e ferramentas que os auxiliem no desafio que é cuidar do outro e de si mesmo. Assim como na Capital, agora, espero encontrar os profissionais do interior de São Paulo para conversar e juntos buscarmos recursos para cuidar do paciente, do cliente e também deles mesmos”, ressalta a psicóloga Joelma Ruiz.

De acordo com a idealizadora do projeto, tesoureira e presidente da Comissão de Responsabilidade Técnica do CRMV-SP, Rosemary Viola Bosch, o GAM revoluciona a abordagem da saúde integral dos profissionais e é um marco significativo na promoção do bem-estar emocional e mental de médicos-veterinários e zootecnistas.

“Este é o pontapé inicial e já aprovamos eventos itinerantes a serem levados para os profissionais de diversas cidades do interior. O GAM é um projeto muito importante para nós, estamos com uma equipe motivada de alma e coração para fazer do CRMV-SP o lugar em que médicos-veterinários e zootecnistas sintam-se sempre acolhidos. Estamos de portas abertas!”, enfatiza Rosemary.

Compreendendo as próprias emoções

Para a presidente da Comissão de Ciências de Animais de Laboratório do Regional, Luciana Cintra, que também integra o GAM, a importância do grupo reside na sua capacidade de fornecer ferramentas essenciais para lidar com as complexidades emocionais inerentes à profissão. “Médicos-veterinários e zootecnistas não apenas cuidam dos animais, mas também enfrentam desafios emocionais diários, como lidar com o luto, pressões no trabalho, e estresse. Essas demandas podem ter um impacto significativo na saúde mental desses profissionais, e é aí que o projeto entra em cena”.

Luciana afirma, ainda, que ao levar essas ferramentas para todas as regiões do estado de São Paulo, o grupo democratiza o acesso ao apoio emocional e ao desenvolvimento pessoal, por meio de encontros que incluem meditação, para promover a atenção plena, e discussões sobre autoconhecimento emocional. “O projeto capacita os participantes a compreenderem melhor as suas próprias emoções e a agirem de maneira mais construtiva em suas interações profissionais e pessoais”, afirma a médica-veterinária.

Para a conselheira, Suely Stringari de Souza, integrante do grupo, os encontros são uma oportunidade valiosa para os participantes compartilharem suas preocupações, desafios e sucessos, enquanto se conectam com os colegas que entendem suas experiências. “Ao estendermos o GAM para o interior de São Paulo, esperamos alcançar e beneficiar ainda mais profissionais, e promover o autocuidado e o bem-estar mental”, disse.

Agenda aberta

A primeira cidade do interior paulista a receber sessão do GAM será São José dos Campos. O encontro ocorrerá em 13/05, a partir das 18h15, no Co-necta Espaço de Coworking, localizado na Praça Chuí, 35, Vila Ema. Serão realizadas, ainda, sessões, já agendadas, em Campinas, no dia 10/06; e, em Santos, dia 15/07, os locais serão divulgados em breve.

Estarão presentes nos encontros, a idealizadora, tesoureira e presidente da Comissão de Responsabilidade Técnica do CRMV-SP, Rosemary Viola Bosch; as integrantes da Comissão Responsabilidade Técnica, Thais Vieira Machado Bertozzi e Rosália Regina de Luca; o integrante da Comissão de Saúde Animal, Antônio Queiroz de Almeida Sampaio, a presidente da Comissão de Ciências de Animais de Laboratório do Regional, Luciana Cintra; a conselheira, Suely Stringari de Souza; e a psicóloga especialista em luto, Joelma Ruiz.

As inscrições para as sessões em São Paulo (próxima será dia 06/05) e para São José dos Campos já estão abertas e podem ser feitas pelo site do CRMV-SP: www.crmvsp.gov.br/agenda. As vagas são limitadas a 30 participantes.

Relacionadas

Presidente do CRMV-SP está em um pulpito discursando. Ele é um homem de meia idade, de pele e cabelos claros, veste terno e gravata e usa óculos. Está em frente a um painel do evento
Foto: Pexels
A imagem mostra um cão e um gato encostados um no outro, em gesto de carinho.
Foto: Pexels

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40