CRMV-SP inicia projeto de visita às faculdades de Medicina Veterinária e Zootecnia

Iniciativa tem o propósito de gerar uma agenda positiva de ações entre o Regional, os educadores e estudantes, por meio do suporte técnico e orientação
Texto e fotos: Comunicação CRMV-SP

Como extensão das atividades do CRMV-SP Escuta realizado no início da semana em São José do Rio Preto, foi iniciado um dos projetos defendidos pela atual gestão, que completa 100 dias, e que prevê o fortalecimento do vínculo com instituições educacionais a fim de estimular o aprimoramento dos cursos de graduação e a orientação dos alunos para o mercado de trabalho.

A agenda de visitas do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) às faculdades contemplou, na última terça-feira (08/12), o Centro Universitário do Norte Paulista (Unorp), Centro Universitário de Rio Preto (Unirp) e União das Faculdades dos Grandes Lagos (Unilago).

Proposta pela Comissão Técnica de Educação do Regional, cujo presidente é o médico-veterinário Fabio Manhoso, que também atua como vice-presidente da autarquia, a iniciativa será desenvolvida a partir de visitas aos coordenadores para abertura de diálogo sobre os desafios e a busca por ferramentas que possam mapear e atender as expectativas dos futuros profissionais.

“Essa é uma oportunidade de oferecer o apoio institucional do Conselho ao aprimoramento das instituições, disponibilizando de toda a expertise dos profissionais que compõe as comissões, as equipes das coordenadorias jurídica e técnica, além da estrutura física da sede para realização de encontros presenciais de atualização, assim como palestras de orientação feitas aos alunos nas faculdades”, ressaltou Manhoso.

A partir da primeira visita feita aos coordenadores de São José do Rio Preto, Fábio Manhoso confirma que para 2022 já está previsto a realização pelo Conselho de um encontro para reunir todos os coordenadores de faculdades do estado de São Paulo. O vice-presidente enfatizou, ainda, que o intuito é “transformar as diferenças em pontes para troca de experiências que fortaleçam as profissões”.

Responsabilidade Técnica

A tesoureira do CRMV-SP e presidente da Comissão de Responsabilidade Técnica, Rosemary Viola Bosch, integrou o grupo durante as visitas e reforçou a importância da educação continuada como a principal “estratégia de desenvolvimento profissional capaz de atender as exigências de um mercado cada vez mais competitivo”.

Para Rosemary, a experiência de instituir um diálogo com os coordenadores de cursos pode ser um “divisor de águas que beneficiará todos os envolvidos”, uma vez que será possível definir atividades a partir da demanda apontada por cada instituição. “Esse contato amplia nossa sensibilidade para compreender o cenário no qual estamos inseridos e, certamente, vai direcionar com efetividade as práticas de orientação e atendimento aos colegas e à sociedade”, afirmou.

O secretário-geral do CRMV-SP, Fernando Gomes Buchala, que reside em São José do Rio Preto, acompanhou as visitas feitas às instituições locais. “A receptividade dos colegas demonstra o nível de comprometimento com a formação profissional e sinaliza que todas as atividades do Conselho serão impactadas pela iniciativa de aproximação.”

Coordenadores

A agenda de visitas foi iniciada pela Unorp, cuja coordenadora do curso de Medicina Veterinária, Roselena Nunes da Silveira, apresentou as instalações e a reitoria à comitiva do CRMV-SP. A profissional ressaltou sua expectativa com “as inúmeras oportunidades que surgirão a partir dessa união” reforçando que “a proposta vai ao encontro da nova realidade que os alunos precisam vivenciar desde a graduação”.

Na sequência, o grupo foi recepcionado pelo diretor do Hospital Veterinário da Unirp, Halim Atique Netto, e respectivas coordenadoras dos cursos de Medicina Veterinária e Zootecnia. “O encontro foi uma oportunidade de apresentar ideias, discutir as experiências práticas e avaliar como potencializar o conhecimento na rotina profissional por meio de conhecimento técnico e conduta ética que traga aprimoramento e competitividade nas inúmeras áreas de atuação dos médicos-veterinários e zootecnistas”, destacou.

Encerrando os encontros, os representantes do CRMV-SP visitaram as instalações da Unilago, que foram apresentadas pela coordenadora da Clínica Veterinária, Josiane Moraes Pazzini. “É com muita alegria que vislumbro a possibilidade de unir esforços com a equipe do CRMV-SP na construção de uma profissão cada dia mais consciente de sua responsabilidade na saúde dos animais e da população em geral”.

Comissão de Educação inicia visita às faculdades do estado de São Paulo.

titulo da imagem aqui

IMG_9002 editadaIMG_9002 editada

(Da esquerda para direita) Presidente da Comissão de Educação e vice-presidente do CRMV-SP, Fábio Manhoso; Tesoureira do CRMV-SP Rosemary Viola Bosch; Reitor da Unorp Antônio Calças; Coordenadora Geral Unorp Rosângela Bianchi e a Coordenadora da Faculdade de Medicina Veterinária da Unorp, Roselene Nunes da Silveira.

IMG_9084IMG_9084

(Da esquerda para direita) Secretário-geral do CRMV-SP Fernando Gomes Buchala; Farmacêutica responsável do Hospital Veterinário da Unirp Tábata Salum Calille Atique; Coordenadora da Faculdade de Medicina Veterinária da Unirp Carla Daniela Dan de Nardo; Presidente da comissão de educação e vice-presidente do CRMV-SP Fábio Manhoso; Tesoureira do CRMV-SP Rosemary Viola Bisch; Coordenadora da Faculdade de Zootecnia da Unirp Camila Nomura Pereira Bôscolo e o Diretor do Hospital Veterinário da Unirp Halim Atique Neto.

IMG_9108IMG_9108

(Da esquerda para direita) Secretário-geral do CRMV-SP Fernando Gomes Buchala; Tesoureira do CRMV-SP Rosemary Viola Bosch; Coordenadora da Clínica Veterinária da Unilago Josiane Moraes Pazzini e o presidente da Comissão de Educação e vice-presidente do CRMV-SP Fábio Manhoso.

titulo da imagem aqui

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter

Relacionadas

Foto: Freepik
Card-twitter-2---Célia-SP
CRMV-SP Orienta: agenda aberta com novas datas em maio para palestras de liberação da cédula profissional nos dias 15 de maio às 9 horas e às 11 horas, e dia 27 de maio às 9 horas e às 14 horas.
Campanha Juntos pelo Rio Grande do Sul

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40