e-Sisbravet: sistema do Mapa agiliza atendimentos de emergências veterinárias

Ferramenta visa proteger pecuária nacional e a saúde pública
Comunicação CRMV-SP

Já está em funcionamento o Sistema Brasileiro de Vigilância e Emergência Veterinária (e-Sisbravet), ferramenta lançada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que permite a notificação, atendimento e acompanhamento, pela internet, de medidas adotadas em situação de emergência veterinária e de suspeita de doenças em animais.

“Os médicos-veterinários poderão abastecer o sistema com rapidez, de forma a contribuir para com as autoridades sanitárias no desenvolvimento de novas políticas públicas”, afirma Odemilson Donizete Mossero, vice-presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) e presidente da Comissão Técnica de Saúde Animal (CTSA) da autarquia.

Para Cláudio Regis Depes, médico-veterinário da Coordenadoria de Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo e membro da CTSA, “a ferramenta contribui para a organização do sistema sanitário nacional e serve como referência para o trabalho diário dos médicos-veterinários que atuam na área de animais de produção.”

O e-Sisbravet será integrado com a Plataforma de Gestão Agropecuária (PGA). Inicialmente, serão feitas notificações apenas de animais de produção (bovinos, suínos e aves, por exemplo), sem a inclusão de cães e gatos (animais domésticos). No futuro, poderão ser incluídos os animais aquáticos.

O sistema irá ampliar a capacidade de vigilância agropecuária e agilizar processos

(Odemilson Donizete Mossero)

Como fazer as notificações

As notificações podem ser feitas por meio de celular, tablet ou computador, acessando link (http://sistemasweb.agricultura.gov.br/sisbravet/manterNotificacao!abrirFormInternet.action)

disponível nos sites do Mapa e dos Órgãos Executores de Sanidade Agropecuária (OESAS). As comunicações serão direcionadas às Unidades Veterinárias Locais (UVL), que atuam na área onde fica a propriedade com caso suspeito.

Não é preciso se cadastrar para ter acesso ao sistema e nem fornecer dados pessoais. Basta identificar as espécies acometidas, os sinais de doença observados e se foi realizado teste laboratorial. Também é necessário apontar a localização dos animais. A partir das informações, o Mapa e, no caso, a Coordenadoria de Defesa Agropecuária, deverão tomar as providências cabíveis.

Um recurso para zelar pela saúde

O médico-veterinário Fábio Alexandre Paarmann, auditor fiscal federal agropecuário do Mapa e membro da Comissão Técnica de Saúde Animal do CRMV-SP, reforça que o médico-veterinário tem papel fundamental de zelar pela saúde dos animais e das pessoas, tanto individualmente quanto coletivamente.

“É com base nessas premissas que surge a importância de notificar enfermidades para as autoridades competentes. A necessidade da notificação e o dever de fazer esse tipo de comunicação estão descritos de diversas formas na legislação nacional e no Código de Ética do Médico-veterinário”, afirma.

Gerenciamento

Outra funcionalidade do sistema é o gerenciamento das notificações. Cada uma delas é registrada e analisada por um médico-veterinário do Serviço Oficial e tratada conforme os protocolos existentes para cada caso. “Todas as ações realizadas ficam registradas no sistema, permitindo a revisão do histórico de cada notificação”, frisa Paarmann.

De acordo com o auditor fiscal, é importante que os médicos-veterinários utilizem a nova ferramenta e conheçam a lista de doenças de notificação obrigatória. “Ao inserir os dados, os profissionais estarão contribuindo para o fortalecimento de políticas públicas, para a erradicação de doenças, para a preservação da produção pecuária nacional e para o abastecimento da população.”

Nota de pesar - João Henrique Bispo de Oliveira
Nota de pesar: Prof. Dr. Raul José Silva Girio
A imagem mostra um martelo da Justiça em destaque e ao fundo livros abertos
A Imagem mostra um homem ao lado de uma vaca leiteira, em gesto de respeito.