Instituições de ensino entram na luta contra a Covid-19

Em meio à pandemia, faculdades de Medicina Veterinária realizam diversas iniciativas para auxiliar a saúde pública
Comunicação CRMV-SP

A pandemia do coronavírus trouxe inúmeros desafios a serem enfrentados, preocupações e novas rotinas impostas pelo isolamento social, mas, por outro lado, as iniciativas visando auxiliar as equipes de saúde no atendimento de pacientes vítimas de Covid-19 se espalham e mostram que o momento também tem gerado diversas ações positivas que merecem aplausos e, acima de tudo, ser replicadas por todo o País.

As universidades estão realizando inúmeras ações que auxiliam no combate ao coronavírus. E, especificamente, as faculdades de Medicina Veterinária fazem sua parte de maneira direta, em muitos casos, cedendo respiradores e suprimentos para os hospitais, e disponibilizando o trabalho dos residentes em diversas frentes.

“Nosso programa de residência já contempla atividades regulares em saúde pública e no SUS. E nesse momento, os residentes ficaram à disposição da Secretaria de Saúde”, explica Flávia Lucas, coordenadora da residência da Faculdade de Medicina Veterinária de Araçatuba (FMVA) da Unesp.

Os residentes atuam na Vigilância Epidemiológica no combate à Covid-19, apoiando registro e análise de dados da pandemia, além de atividades no Centro de Controle de Zoonoses. “Nossos residentes foram treinados a orientar os pacientes e são acompanhados pelos responsáveis técnicos”, afirma Alexandre Lima de Andrade, supervisor do Hospital Veterinário da FMVA-Unesp, lembrando ainda que cinco aparelhos multiparamétricos com oxímetros foram alocados no Hospital da Mulher de Araçatuba.

Parceria com HC e Vigilância Sanitária de Botucatu

Entre as ações da Faculdade de Medicina Veterinária e Zoootecnia (FMVZ) da Unesp, campus Botucatu, os residentes participam do Núcleo Interno de Regulação (NIR) do Hospital das Clínicas do município. “Atuam em parceria com equipes do NIR no gerenciamento de leitos e na regulação de vagas para o Ambulatório de Triagem Especial do setor de infectologia do HC”, afirma Cassiano Victoria, coordenador da Residência.

Outra ação da FMVZ-Unesp/Botucatu é a parceria com a Vigilância Sanitária, em que 12 médicos-veterinários residentes compõem as equipes de trabalho. O objetivo principal é orientar sobre as medidas de prevenção para evitar a contaminação dos alimentos pelo coronavírus. Inicialmente, são visitados mercados e pequenos comércios que manipulam alimentos, em seguida estão previstas visitas em restaurantes e lanchonetes.

Em parceria com o NIR, 32 médicos-veterinários residentes se revezando em três duplas diárias e turnos de cinco horas de trabalho
Engajamento é um dever inerente à profissão e nossos residentes atuam de maneira exemplar para colaborar com as equipes de saúde

(Cassiano Victoria)

Empréstimo de respiradores

A Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV) da Unesp, campus Jaboticabal, até o momento, realizou empréstimo de aparelho de raio-X portátil e um respirador para o Hospital Santa Isabel, no município, além de um respirador, um monitor multiparamétrico e uma bomba de infusão ao Hospital Municipal da cidade de Guariba.

“Temos em nosso hospital veterinário, um número maior de equipamentos que estão à disposição dos hospitais destas duas cidades e que serão emprestados de acordo com a demanda”, diz o médico-veterinário e professor Andrigo Barboza De Nardi, lembrando que foram cedidos também suprimentos e máscaras cirúrgicas, aventais e luvas.

Atenção Básica e Vigilância em Saúde

Membro do programa de residência da FCAV-Unesp/Jaboticabal, a Profa. Dra. Karina Paes Bürger, explica que a atuação dos médicos-veterinários residentes no Centro de Atendimento ao Coronavírus (CAC), na Atenção Básica e na Vigilância em Saúde estimula a integração e tem como objetivo fortalecer a capacidade de resposta dos serviços de saúde do município.

“Esses profissionais estão desenvolvendo atividades em toda a cadeia de ações de prevenção, laboratório, ambiente e orientação sobre higiene, uso de equipamentos de proteção, conhecimento sobre todas as formas de transmissibilidade e sobre virologia, informação epidemiológica e proteção à saúde”, ressalta Karina.

No CAC, residentes fazem telemonitoramento de todos pacientes e casos suspeitos, a cada 48h, durante 14 dias e elaboram relatórios
Atuação do médico-veterinário no enfrentamento da Covid-19 é oportunidade de consolidar sua efetiva participação na saúde pública

(Karina Paes Bürger)

A imagem mostra o corpo de uma pessoa de jaleco branco segurando um tablet. No tablet está a capa do Manual de Conduta Ética do Médico-Veterinário e do Zootecnista na Ciência de Animais de Laboratório. Na capa do Manual consta o título Manual de Conduta Ética do Médico-Veterinário e do Zootecnista na Ciência de Animais de Laboratório, assim como o ano de 2024 e a imagem de um homem segurando tubos de ensaio e fazendo pesquisas. Ele está sentado em uma cadeira e os tubos de ensaio estão em cima de uma mesa.
Mulher de óculos, jaleco branco e luvas azuis manipula tubos de ensaio em ambiente de pesquisa/laboratório.
Simba (1)_editado_REDUZIDO
A foto mostra um cão branco. Ele está no chão, de frente. Ao fundo, há vegetação verde, desfocada.